AgregaMais apresenta avanços em agricultura sustentável

A Unidade Demonstrativa de Produção da startup AgregaMais,em Manaus, recebeu a visita técnica de representantes do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide).
O objetivo da visita foi acompanhar o andamento do projeto Sistema Integrado Automatizado de Controle e Monitoramento de Parâmetros Agrícolas para Cultivos em Ambiente Protegido na Amazônia (SistAgri), além de verificar a aplicação dos recursos incentivados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com coordenação do Idesam.
Durante a visita, foram apresentadas as soluções de cultivo protegido e automação agrícola desenvolvidas pela AgregaMais, como a estufa agrícola adaptada às condições amazônicas e a integração de sensores e atuadores do SistAgri a uma plataforma web para controle e monitoramento remoto.
A eficiência do sistema foi demonstrada pelo cultivo de jambu em florescimento, comprovando o potencial de alta produtividade e qualidade que a tecnologia proporciona.
Além disso, os visitantes também conheceram os jovens estagiários e equipe técnica que atuam diretamente nas atividades da AgregaMais.
A integração entre tecnologia, prática agrícola e formação profissional dos estudantes reforça o impacto social do projeto e aponta para um futuro promissor no campo para esses jovens.
O caminho do agro para as novas gerações está sendo traçado com inovação, capacitação e oportunidades reais de inserção no mercado.
Durante a visita, a CEO da AgregaMais, Jane Leão, destacou:
“A automação agrícola que desenvolvemos permite reduzir significativamente a necessidade de mão de obra e o uso de insumos, além de contribuir socialmente na formação dos alunos do Colégio Rainha dos Apóstolos. É nesse sentido que a AgregaMais está crescendo e agregando cada vez mais valor em novos municípios. Nosso objetivo é ampliar a atuação em nível nacional, sendo reconhecidos por nosso trabalho e, claro, nada disso seria possível sem a contribuição fundamental do Idesam, que nos orientou e apoiou para que pudéssemos chegar até aqui. Muito obrigada a todos!”
A Coordenadora de Projetos do PPBio no Idesam, Karol de Souza Barbosa, parabenizou a AgregaMais pelo trabalho e ressaltou:
“É sempre uma satisfação realizar visitas técnicas aos nossos projetos prioritários, especialmente ao ver o impacto gerado pelo AgregaMais. Este projeto não apenas cresceu e se desenvolveu, mas já demonstra sua relevância para a biotecnologia e para a formação dos alunos do Colégio Rainha dos Apóstolos. Ficamos muito felizes em ver essa entrega e o impacto positivo que o projeto já proporciona.”
O Coordenador de Projetos do Cide, Felipe Taveira, também reforçou o papel do projeto no desenvolvimento local:
“É um prazer acompanhar esse projeto da AgregaMais desde o início da execução. Estar aqui mais uma vez e ver toda essa evolução é muito gratificante. O trabalho realizado dentro da Escola Agrícola é um dos pontos mais importantes: o projeto une conhecimento técnico agrícola com a realidade do mercado e da inovação como negócio. Os próprios estágios e produtos gerados têm alinhamento com as demandas do mercado, o que mostra o impacto social e econômico da iniciativa”.
Perspectivas futuras
Com a conclusão da visita técnica, o projeto SistAgri segue para as etapas finais: testes em estufas de agricultores da região, elaboração do manual de uso da tecnologia e posterior comercialização.
A expectativa é de que o sistema contribua para fortalecer práticas agrícolas mais sustentáveis, aumentar a produtividade e apoiar a resiliência climática na agricultura da Amazônia.

Sobre a AgregaMais
A AgregaMais é uma startup amazonense dedicada ao desenvolvimento de soluções inovadoras para a agricultura tropical.
Especializada em tecnologias de cultivo protegido e automação agrícola, a empresa promove práticas sustentáveis, como o uso eficiente de insumos, a redução de desperdícios e a resiliência climática.
Com apoio do PPBio/Idesam e da EARA, a AgregaMais vem expandindo sua atuação e contribuindo diretamente para o fortalecimento da bioeconomia e da agricultura sustentável na Amazônia.
Redação i9Brasil
Fotos: Divulgação
Leia também
- Programa Sinergia abre seleção para startups que querem mostrar ao mundo o valor da floresta em pé
- Inova Amazônia Summit 2025: O Marco Zero da Bioeconomia na Amazônia
- Conexão Amazônia capacita gestores para captação de recursos
- Tecnologia otimiza funcionamento de restaurantes no dia das mães
- AgregaMais apresenta avanços em agricultura sustentável