Alerta de Segurança: meta alerta usuários para aplicativos irregulares de WhatsApp
Em um comunicado recente, a Meta, empresa proprietária do WhatsApp, expressou posição contrária às versões irregulares do aplicativo de mensagens. Embora essas versões ofereçam recursos adicionais, como notificações de amigos online e acesso a mensagens apagadas, também representam um perigo significativo para a segurança dos usuários.
Aplicativos irregulares
Os aplicativos mais populares desse tipo são o GB WhatsApp e o WhatsApp Plus. No entanto, o principal problema é que eles não são baixados de fontes confiáveis, o que os torna vulneráveis a ataques de hackers e, com isso, dados pessoais ficam vulneráveis. Há riscos para clonagem de cartões e instalação de vírus nos dispositivos.
Consciente dos riscos envolvidos, a Meta anunciou medidas para penalizar os usuários dessas versões piratas e alertou que as contas dos usuários correm risco de exclusão da versão original do WhatsApp, visando garantir a segurança de seus usuários e minimizar os prejuízos.
Antes de desinstalar os aplicativos ilegais, devem fazer backup de suas conversas para acessá-las em dispositivos seguros. Lembrando que apunição será uma suspensão de 24 horas. Em casos mais graves, as contas dos usuários podem ser banidas permanentemente do WhatsApp.
Diante disso, é fundamental que os usuários façam o download apenas de versões oficiais.
O WhatsApp sofre grandes pressões de governos sob as leis de fake news. Segundo especialistas, quando o usuário opta por apps alternativos, há perda de controle.
Leia mais:
- Laboratório da UEA ganha prêmio de melhor imagem de microscopia em concurso internacional
- Prêmio Fapeam de CT&I – Ennio Candotti – Edição 2024 divulga lista de indicados
- Correios lança edital de inovação aberta para soluções operacionais
- Meta, dona de Instagram e Facebook, substituirá sistema de checagem de fatos por ‘notas da comunidade’, semelhante ao X
- Câmara Municipal de Manaus estuda reativar cursos gratuitos da EscolegisCMM