Game desenvolvido por startup amazonense chega às salas de aula da rede estadual para ensino da Matemática
Professores e estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino do Amazonas já podem contar com o game Matemagos nos laboratórios de informática das 270 escolas onde estudam.
Conforme a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas, a introdução do jogo entre esses alunos tem como objetivo principal dinamizar as aulas de Matemática, estimulando o entusiasmo, concentração e a motivação das crianças com a disciplina, sobretudo em relação ao método tradicional de ensino.
Matemagos é um jogo educacional especialmente desenvolvido para a aprendizagem da Matemática do 1o ao 9o ano do ensino fundamental. Completamente criado a partir de teorias da educação contextual, o jogo atende às competências gerais e específicas da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC.
“O projeto Matemagos traz para as escolas estaduais e para os alunos o ensino de uma matemática diferente, por meio dos jogos brincando. O aluno aprenderá não só a tabuada de multiplicar e dividir, mas também potência e radiciação em um processo lúdico e, principalmente, divertido. Uma ferramenta a mais para o professor em sala de aula”, afirmou o fiscal do projeto, professor Nilo Sena.
Torneio online: M.A.T
Os alunos da rede estadual de ensino amazonense que terão acesso ao “Games Matemagos” em suas escolas poderão participar do Torneio online M. A. T. Os elhores classificados disputarão a final em torneio on-line.
Matemagos Arena Tournament (M.A.T) é a competição on-line do jogo Matemagos. O torneio acontece em duas etapas: a primeira classificatória e a segunda eliminatória.
A fase classificatória iniciou dia 24 de abril e vai até o dia 24 de setembro. Nesta fase, os alunos jogam livremente, entre si pontuando a cada partida.
Já a fase eliminatória será realizada em breve, em data a ser divulgada. Esta programação deverá acontecer no Studio 5 Centro de Convenções, zona sul de Manaus, para receber os 16 melhores alunos ranqueados em uma Arena Game montada especialmente para este evento.
Oportunidade
Além de poder utilizar o game em suas escolas, os alunos da rede pública de ensino também poderão baixar o “Game Matemagos” por meio do aplicativo Play Store, utilizando como senha o número da matrícula, ou pelo site do Matemagos. A ferramenta é um jogo digital de ensino-aprendizagem de Matemática Básica, desenvolvido a partir de resultados de uma tese de doutorado sobre games, na Universidade de Kyushu, no Japão, pelo professor amazonense Sylker Teles.
O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Flying Saci Games Studio, para a aprendizagem de matemática por meio de um jogo digital, on-line e off-line.
Portali9Brasil, com informações da Seduc
Leia também:
- Corecon-AM/RR tem nova diretoria para 2025: economista Michele Aracaty é eleita presidenta e Karla Martins, vice-presidenta
- Sebrae no Piauí é finalista em quatro categorias do Prêmio Carnaúba Valley 2024
- Grupo Navegam anuncia nova CEO e reforça estratégia de crescimento para 2025
- Incubadora da FPFtech, WIT impulsiona ecossistema de inovação na Amazônia
- Laboratório da UEA ganha prêmio de melhor imagem de microscopia em concurso internacional