#Notícias

Anvisa autoriza entrega de medicamentos controlados de forma remota, mas venda pela internet continua proibida

25 de setembro de 2023

Já está aprovada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a medida que permite que farmácias e drogarias façam entregas remotas (em domicílio) de medicamentos sujeitos a controle especial (medicamentos controlados). 

Isso significa que a Anvisa altera a norma e incorpora a medida adotada durante a pandemia de Covid-19. Contudo, vale ressaltar que a venda de medicamentos controlados pela internet continua proibida. 

Para fazer a entrega, valem as mesmas regras da venda presencial, ou seja, o estabelecimento deve conferir e reter a via original da prescrição médica.

Confira o passo a passo:

  1.  O estabelecimento deve buscar antes a receita médica ou solicitar o envio de forma eletrônica (quando se tratar de prescrição eletrônica).
  2. O farmacêutico deve conferir as informações da receita (tipo, quantidade, validade etc) e orientar o paciente sobre os cuidados necessários.
  3. Na entrega do medicamento, serão colhidas as assinaturas necessárias.

As farmácias e drogarias devem ainda manter os registros para acompanhamento do paciente e fiscalização pelas autoridades sanitárias.

A entrega remota passa a ser permitida para estabelecimentos dispensadores privados, públicos e para programas governamentais.

Entenda

A entrega de medicamentos controlados de forma remota já estava permitida, de forma temporária, até 21 de setembro de 2023. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 357/2020 foi publicada de forma excepcional, para atender a necessidade de pacientes durante a pandemia de Covid-19.

Considerando os benefícios para a população e o atendimento dos requisitos de controle estabelecidos, a Anvisa decidiu incorporar a medida à legislação vigente. Para isso, a permissão de entrega remota por farmácias será incluída na Portaria SVS/MS 344/1998, que regulamenta a entrega e a venda de medicamentos sujeitos a controle especial no país.

Portal i9Brasil. com informações da Anvisa

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *