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Apagão da Microsoft foi consequência de um ataque DDoS

1 de agosto de 2024

Por Keren Belem

SÃO PAULO – Programas da Microsoft tiveram falha em todo o mundo por consequência de uma investida cibercriminosa chamada de DDoS na última na última terça-feira (30/7). Um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) é feito através de robôs que mandam uma falsa sobrecarga de tráfego e solicitações para um aplicativo ou servidor de rede. Esse, saturado com tantos comandos recebidos, para de funcionar, negando assim o seu serviço.


O objetivo de um ataque assim, entre outras coisas, é travar o serviço para usuários legítimos e impedir que o usuário real chegue ao seu destino. Em comunicado oficial publicado na quarta-feira (31/7), a empresa de tecnologia afirma que entre os serviços afetados estão: Azure App Services, Application Insights, Azure IoT Central, Azure Log Search Alerts, Azure Policy, o portal do Azure e um subconjunto de serviços do Microsoft 365 e Microsoft Purview.

Failovers é um mecanismo para diminuir falhas em uma aplicação ou rede. Quando um sistema, servidor ou aplicativo fica indisponível, um componente secundário assume operações para não haver interrupção nos serviços. Após realizar essas duas intervenções, alterações na rede e failovers, a Microsoft alega em seu pronunciamento que as taxas de falha voltaram ao normal às 16h43, horário de Brasília.

No pronunciamento oficial, a Microsoft também afirma que as suas investigações do problema sugerem que a sua equipe de segurança errou na implementação de suas defesas, o que ampliou o impacto do ataque.

“Depois de monitorar o tráfego e os serviços para garantir que o problema fosse totalmente atenuado, declaramos o incidente atenuado às 17h48” (tradução nossa).

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