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Aplicativo que leva educação para escolas do semiárido piauiense conquista Prêmio LED

27 de abril de 2023

O projeto Educar Nestante conquistou, na noite dessa quarta-feira (26), a categoria ‘empreendedores e organizações inovadoras’ do Prêmio LED – Luz na Educação, da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho. A plataforma educacional ajuda alunos e professores no aprendizado em cinco escolas do semiárido piauiense.

O Prêmio LED tem o objetivo de reconhecer e destacar práticas inovadoras na educação. Nove iniciativas participaram da final do programa, mas apenas seis receberam o prêmio de R$ 200 mil.

Educar Nestante vence prêmio LED – Foto: Instagram/Jessé Barbosa

O Educar Nestante foi desenvolvido na pandemia da Covid-19, para que os jovens estudantes excluídos do mundo digital pudessem ter acesso aos conteúdos e dar continuidade aos seus estudos. O projeto é executado pelo Instituto Ubíqua, com o apoio do Fundo Suíço Solidário (Swiss Solidarity) e da Brücke Le Pont.

Segundo o coordenador do projeto, Jessé Barbosa, o Educar Nestante é uma plataforma educacional baseada nos Ciclos de Aprendizagem Ubíqua, que funciona on-line ou off-line. Isto é possível porque o conteúdo fica armazenado no aplicativo, permitindo estudar em qualquer lugar e qualquer hora.

“O Educar Nestante é uma plataforma educacional baseada nos Ciclos de Aprendizagem Ubíqua, que funciona em três etapas: antes da aula, os alunos baixam o material em um computador, tablet ou celular e estudam o conteúdo. Na classe, eles debatem e tiram dúvidas com o professor sobre o tema e, depois, recebem o feedback com o registro do seu crescimento na disciplina”, explicou.

Plataforma leva educação para escolas do semiárido piauiense – Foto: Divulgação/Nestante

A plataforma é utilizada nos cursos do Instituto Ubíqua desde 2020, mas somente ano passado ela foi testada em cinco escolas do interior do Piauí, localizadas nas cidades de Tanque, Santa Rosa, São João da Varjota e Oeiras, sendo três da Rede Pública e duas Escolas Famílias Agrícolas da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg (Funded).

Com informações do Educar Nestante

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