#Notícias

App para bloquear celulares roubados deve ser lançado pelo Governo Federal ainda em 2023

12 de outubro de 2023

Um aplicativo destinado à prevenção de roubos de celulares deve ser lançado até o final deste ano, no Brasil, para permitir que os usuários designem até duas pessoas de confiança autorizadas a bloquear o dispositivo em caso de perda ou roubo.

A informação é do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que planeja realizar a ação por meio do projeto “Proteja Seu Celular”.

O projeto é resultado de uma colaboração entre MJSP, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Embora os sistemas operacionais Android e iOS já ofereçam mecanismos nativos para o bloqueio de dispositivos, a solução proposta pelo MJSP adicionará uma camada extra de segurança.

Como será?

Conforme o MJSP, o serviço estará disponível disponível como aplicativo e, também, como site. Para utilizar o serviço, o usuário deverá se cadastrar através do portal Gov.br, registrar o IMEI do aparelho e fornecer os dados de contato de duas pessoas de confiança.

Nos métodos convencionais, o proprietário do aparelho deve acessar sua conta Google ou iCloud para solicitar o bloqueio, enquanto o novo aplicativo permitirá que um terceiro autorizado execute essa ação. O MJSP está em contato com empresas como Google e Meta para facilitar o bloqueio em dispositivos Android e em algumas redes sociais.

Objetivos

A iniciativa representa um avanço significativo na luta contra o crime de roubo de dispositivos móveis, oferecendo uma solução mais rápida e eficaz para o bloqueio de aparelhos. Essa é a opinião do secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli.

“Você desestimula o roubo. O ladrão não vai ter acesso nem aos apps e o aparelho vai valer R$ 10. Além disso, o dono do dispositivo não vai ter que entrar em contato com os bancos e a operadora para bloquear o aparelho. Se o Google entrar, vai apagar o sistema operacional Android. Aí vira um pedaço de metal”, explicou Cappelli.

Portal i9Brasil

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *