Aquário da Inovação exibe trabalhos dos Centros e Educação Profissional do AP

Espaço apresentou jogos educativos e um óculos de realidade virtual feito com madeira de árvore de miriti. .Foto: Evandro VIlhena/Seed
Segue até o próximo domingo (8/9), o cronograma de exposições dos nove Centros de Educação Profissional do Amapá no Espaço Aquário da Inovação. A programação de exposições faz parte da 53ª Expofeira do Amapá.
“A ideia é expor todo dia o trabalho desenvolvido nos nossos centros, com especial atenção para a temática da sustentabilidade e justiça climática, em preparação para a COP30. Além disso, ainda esta semana, haverão apresentações de música com os alunos do Walkíria Lima e Bi Trindade”, explicou a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Antônia Andrade.
Confira o cronograma de exposições dos centros:
- Terça-feira, 3: Centro De Educação Profissional Profª Maria Salomé Gomes Sares
- Quarta-feira, 4: Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza
- Quinta-feira, 5: Centro De Cultural Franco Amapaense
- Sexta-feira, 6: Centro de Educação Profissional Bi Trindade
- Sábado, 7: Centro De Educação Profissional Em Música Walkíria Lima
- Domingo, 8: Centro de Educação Profissional Cândido Portinari

Antônia Andrade, secretária adjunta de Políticas Educacionais da SeedFoto: Evandro VIlhena/Seed
Inclusão digital
Além das apresentações dos centros, o espaço organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a empresa Interceleri, evidencia a inclusão digital, com uma demonstração de jogos que ensinam matemática e um óculos de realidade virtual feito a partir da árvore de miriti.
Wilkson dos Santos, de 45 anos, levou a filha Ester Dantas, de 9 anos, para conhecer o espaço. “Achei muito inovador e interessante. Essa é uma maneira simplificada de aprender matemática e espero que chegue aos estudantes”, destacou Santos.

Já a pequena Ester conta que o jogo educativo a fez querer estudar ainda mais. “Eu não gosto de matemática, mas com o jogo, consegui me divertir. Fui muito bom porque é como uma brincadeira. Queria aprender assim”, disse a menina.
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como uma das maiores feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.

A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Com informações da Agência Amapá
Fotos: Evandro VIlhena/Seed
Leia também
- Startups da Amazônia podem ter até R$ 1 milhão de aceleradora
- Corecon-AM/RR debate Economia Solidária na live “Paul Singer na prática”
- Cigás inicia obra de expansão na avenida Autaz Mirim
- Mulheres em Tech: incentivo à participação feminina na tecnologia
- Centro Amazônico de Energias Renováveis da UEA impulsionará transição energética na região