#É destaque

Avanços e conquistas do Amazonas apresentados na 5ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação

19 de abril de 2024

As ações e os avanços realizados pelo Governo do Amazonas nos últimos cinco anos, em prol da de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no estado foram destaques na apresentação da diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales Mendes Silva, durante a 5ª Conferência Regional Norte de CT&I, realizada nesta quinta-feira (18/4).

O evento ocorre na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus, e segue até esta sexta-feira (19/4).

No eixo temático “Recuperação, expansão, consolidação do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, Márcia Perales destacou que mais de 12 mil projetos já foram apoiados pela Fapeam, na capital e no interior, de 2019 a 2023, e mais de 120 editais de apoio à CT&I foram lançados no estado, sendo 39 inéditos.

“São programas diferentes que contemplam desde a pesquisa básica, da qual não se abre mão, à mais avançada e tecnológica.  Isso faz  com  que se fortaleça a política pública nacional de CT&I”, disse  Márcia Perales.

Durante a  Conferência, a diretora-presidente da Fapeam, enfatizou os recursos aplicados para  formação de recursos humanos altamente qualificados que posicionaram o Amazonas por três anos consecutivos em 1º lugar como o estado que mais investe em bolsas de mestrado e doutorado, com recurso oriundo do tesouro estadual. Na oportunidade também foram apresentadas as estratégias de fomento realizadas pela Fundação, que são distribuídas por linhas de ação.

Sobre a expansão da interiorização da CT&I foram destinados mais de R$ 22 milhões, por meio de editais exclusivos para o interior do Amazonas, que alcançaram os 61 municípios do Amazonas, além da capital, Manaus.

Conquistas

Os investimentos do Governo do Amazonas têm transformando a CT&I no Amazonas e colocado o estado em evidência em âmbito nacional e internacional. Entre os destaques, o Amazonas ocupa a 1ª posição no pilar Inovação do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 5º no cenário nacional, conforme levantamento divulgado pelo Ranking de Competividade dos Estados 2023, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

A Fundação também é 5ª agência do mundo que mais investe em pesquisas sobre a Amazônia. Os dados são do artigo “A Produção Científica sobre Amazônia”, levantados pelo cientista Carlos Henrique de Brito Cruz, publicado na revista científica Elsevier.

Conferência

Além da diretora-presidente da Fapeam, participaram também da mesa que debateu sobre “Recuperação, expansão, consolidação do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação” a diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marilene Corrêa, o coordenador de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Rondônia, Denny William de Oliveira Mesquita, o coordenador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá Edilson Afonso Mendes, sob a medição do representante da Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia do Amapá, Marcos Marques.

A Conferência é um importante espaço de diálogo entre diferentes atores da sociedade para refletir sobre o papel da CT&I no país e seu rumo para os próximos anos, e ocorrerá nas cinco regiões brasileiras.  Os encontros são balizadores dos debates da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e reúnem, entre outras pautas, as contribuições das etapas estaduais.

A solenidade de abertura foi realizada, na manhã desta quinta-feira (18/4), contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI), Luciana Barbosa de Oliveira Santos, do governador do Amazonas, Wilson Lima, do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Fernandes Corrêa, e da diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, demais autoridades de CT&I do Norte, e público composto por pesquisadores, professores, estudantes, entre outros.

Para o i9Brasil, com informações da Fapeam

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *