#Notícias

No Amapá, Bactolac vence Demoday do Inova Amazônia por desenvolver aplicativo para gestão da piscicultura

8 de fevereiro de 2024

Destacando-se por sua inovação e impacto na região, a startup Bactolac conquistou o primeiro lugar no Demoday do programa Inova Amazônia Ideação, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas e Empresas no Amapá (Sebrae/AP).

A ideia de negócio submetida ao edital do Inova Amazônia foi o desenvolvimento de um aplicativo para gestão da piscicultura na região. E com o objetivo de auxiliar produtores e gestores dessa área na administração de suas atividades, até então carentes de uma ferramenta eficiente.

Em entrevista ao i9Brasil Portal de Notícias, o CEO da empresa, Antônio Carlos Freitas Souza, essa premiação reflete o compromisso da Bactolac com a excelência e a contribuição positiva para a sustentabilidade na região.

“A premiação recebida pela Bactolac representa um marco significativo e um reconhecimento do nosso compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável na região. Essa conquista valida o esforço árduo da equipe e a qualidade do nosso projeto, que visa não apenas o sucesso comercial, mas também a contribuição para a preservação e valorização da Amazônia”, declarou Antônio Carlos.

E destacou ainda que esse prêmio é um estímulo para continuar na busca de soluções inovadoras que tenham impacto positivo, não apenas nos negócios, mas também no meio ambiente e na comunidade.

Aplicativo para gestão

Com a crescente demanda por produtos da aquicultura, afirmou o CEO da Bactolac, o gerenciamento adequado da criação de peixes se torna cada vez mais importante.

Durante o atual ciclo de produção, o acompanhamento do desenvolvimento dos peixes é feito por meio de biometria, que consiste na pesagem e medição do comprimento de uma amostra dos indivíduos.

Entretanto, Antônio Carlos ressaltou que esse tipo de manejo envolve a manipulação dos peixes fora d’água, o que causa estresse nos animais, podendo até ocasionar machucados e enfermidades ou, em casos de demora no manuseio, pode levar à morte, principalmente se feita por operadores com pouca experiência.

“O nosso aplicativo busca simplificar e otimizar processos, permitindo o monitoramento remoto, controle de estoque, qualidade da água, saúde dos peixes, análises e relatórios, tornando mais eficiente a gestão da piscicultura, melhorando a produtividade e a lucratividade do negócio”, afirmou o CEO.

Além disso, a automatização de tarefas e o acesso rápido a informações relevantes podem reduzir erros e riscos associados à criação de peixes, oferecendo aos piscicultores uma ferramenta valiosa para tomadas de decisão mais informadas e estratégicas.

 Acoplado ao APP, a empresa também está desenvolvendo uma ferramenta de análise de peso e tamanho dos peixes por meio de análise computacional, consistindo em um algoritmo de estimativa de comprimento dos peixes e cálculo da estimativa do peso total de cada peixe usando a relação peso-comprimento de cada espécie.

Nisso consiste em uma regressão linear entre os logaritmos do peso total e do comprimento total, a partir de imagem sem a necessidade da retirada do peixe da água.

“Tudo isso em uma plataforma única, intuitiva e de fácil manuseio. Reduzindo a mão-de-obra do manejo, o estresse dos animais e melhorando a produtividade e a lucratividade do negócio”, completou Antônio Carlos.

Sobre a Bactolac

A Bactolac é uma empresa de tecnologia fundada por três sócios entusiastas do agronegócio, que vêm juntando a expertise da cadeia produtiva, pesquisa científica e tecnologia para mudar a forma como se cria peixes no Brasil. Já atua no mercado desde 2022, sendo hoje referência em piscicultura na Amazônia.

Os próximos passos da Bactolac para este ano incluem a consolidação e a expansão do projeto premiado no programa Inova Amazônia Ideação. Com a visibilidade e o reconhecimento obtidos, pretende alavancar recursos e parcerias estratégicas para impulsionar ainda mais a implementação da iniciativa inovadora.

Além disso, planeja investir em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar continuamente os produtos e processos, garantindo a continuidade na vanguarda da inovação no setor.

“Acreditamos na importância de manter um foco constante na sustentabilidade e na preservação ambiental, alinhando nossas ações aos princípios de responsabilidade social e ambiental. E pretendemos fortalecer nossas parcerias, colaborando com organizações e instituições que compartilham dos nossos valores e visão”, finalizou o CEO da empresa.

Entre os parceiros da Bactolac estão: Tucuju Valey, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas e Empresas.

Inova Amazônia

O programa Inova Amazônia é um programa focado em estratégias para fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia, que tenham como premissa a atuação direta ou indireta para preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade da Amazônia.

E tem como objetivo gerar novos negócios, agregar valor às empresas existentes e fortalecer o ecossistema de bioeconomia amazônico, por meio da inovação, da sustentabilidade e da conexão entre empreendedores da região e empreendedores de outras localidades.

Cristiane Silveira, para o i9Brasil Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *