#Notícias

Câmara Municipal de Manaus será recertificada nas normas ISO 9001 e 14001

9 de outubro de 2023

Após auditoria externa, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi aprovada para a recertificação nas normas ISO 9001 e 14001, selos internacionais de qualificação. Foi uma semana de análise de procedimentos relacionados à gestão de processos e de ações voltadas para o meio ambiente.

Auditor externo da Rina Brasil, organismo de certificação que atua em serviços de classificação, certificação, inspeção e testes, percorreu os departamentos da Casa para avaliar os métodos de gestão, além de dar orientações que atendam o Sistema de Gestão Integrada (SGI).

De acordo com a coordenadora de Planejamento Estratégico da CMM, Camila Bertolini, o resultado da auditoria é uma união de esforços, confirmando o comprometimento dos funcionários para a manutenção dos selos.

“Nós fazemos cursos, os servidores estão engajados, estão participando dessas ações diariamente, desde a coleta seletiva do resíduo sólido utilizado no ambiente de trabalho até o cumprimento da gestão dos processos. É um motivo de louvor para todos nós servidores”, afirmou a coordenadora.

Auditoria – A recomendação para manter as certificações foi anunciada durante reunião de encerramento com a presença de diretores, auditores internos e servidores da Câmara Municipal. As informações foram repassadas pelo auditor externo da Rina Brasil, José Brito, que citou pontos positivos observados na avaliação.

“Nós percebemos esse comprometimento em relação aos procedimentos dos servidores, praticando uma coleta seletiva, gerenciando seus aspectos e impactos ambientais. Dentro da nossa amostragem, foi possível constatar tudo o que precisávamos ver para, ao final, chegar à conclusão de que a Câmara Municipal deve ser recomendada à certificação”, afirmou.

O relatório da auditoria externa que recomenda os selos será encaminhado para a área técnica da Rina Brasil. A emissão do certificado deve ocorrer entre o final de outubro e início de novembro.

Certificações – A CMM possui, desde o ano 2015, a certificação na Norma ISO 9001-2015 (gestão em processos); e desde 2016 na Norma ISO 14001-2015 (gestão ambiental).

Dentre as ações adotadas na Casa Legislativa e que envolvem todos os servidores, estão a coleta seletiva, a coleta de pilhas e eletrônicos, reutilização da água da chuva, torneiras equipadas com dispositivos que reduzem o desperdício de água, luzes com sensor de movimento, painéis solares e geradores de energia.

A CMM ainda atua na conscientização dos servidores que são orientados a trazer copos de sua casa ou a adotar um copo descartável por dia. A redução do uso do papel também está entre as ações da Casa Legislativa que passou a adotar o sistema Câmara Digital para a tramitação de documentos de forma online.

Para o i9Brasil, com informações da Câmara Municipal de Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *