Startup do Amazonas oferece solução para economia nas contas de energia

Solange Araújo e Nilson Oliveira compõem a inteligência da startup Rogow no Amazonas
Por Amanda Mota
MANAUS – Por não conhecerem o potencial do Mercado Livre de Energia – uma opção de compra onde empresas podem escolher seu fornecedor, tendo a liberdade de negociar condições mais vantajosas e optar por fontes de energia de acordo com suas necessidades e preferências, muitos consumidores ainda estão perdendo a oportunidade de economizar nas suas contas mensais.
Na contramão dos gastos desnecessários nas contas de energia está o trabalho da startup amazonense Rogow, que oferece uma plataforma web de gestão energética, a Rog-One. Em entrevista ao i9Brasil Portal de Notícias, a CEO da Rogow, Solange Araújo, explica que a plataforma foi desenvolvida para ajudar as empresas na contabilização mensal de gastos no mercado livre de energia, tornando o processo de migração e acompanhamento simples e eficaz.
“A Rog-One fornece dados detalhados sobre o consumo energético, permitindo que nossos clientes visualizem de forma clara e transparente as economias que estão sendo geradas ao longo do tempo, além de disponibilizar diversos algoritmos para otimização do contrato junto à Distribuidora e ainda oferecer ferramentas para auditoria dos valores cobrados pela Comercializadora”, destacou.
Desde janeiro de 2024, todos os consumidores de alta e média tensão – também chamado de Grupo A – como indústrias, comércios, hotéis e afins, já podem migrar para esse ambiente.
“Com essa transição, a redução de custos com energia é significativa, mas o desconhecimento sobre como o mercado funciona ainda é uma barreira para muitos empresários. Um exemplo disso pode ser verificado com um dos nossos clientes que reduziu sua conta de energia de R$ 100 mil para R$ 60 mil ao mês, com a migração para o Mercado livre de Energia”, revela a CEO da Rogow.
Saiba mais sobre a Rog-One
Além de facilitar o gerenciamento no mercado livre, caso o cliente sinta necessidade, a Rog-One oferece uma funcionalidade adicional de monitoramento em tempo real. Com esse recurso, os clientes podem acompanhar o consumo de energia a qualquer momento, identificando picos de uso e otimizando o consumo para evitar desperdícios e reduzir ainda mais os custos. Isso proporciona uma visão completa da gestão energética, permitindo ajustes imediatos e melhores tomadas de decisão.
Apesar das complexidades de um processo de migração que ainda tem muito a ser aperfeiçoado, diversas empresas dos mais variados setores já migraram ou estão em processo de transição para o mercado livre.
“Considerando esse cenário, é fundamental contar com um parceiro de confiança nesse processo. Com dados precisos, uso de inteligência artificial e conhecimento de mercado, os clientes Rogow podem tomar decisões conscientes sobre suas opções de contratação de energia, além de acompanhar o consumo e identificar oportunidades de eficiência energética”, ressalta o CTO da Rogow, Nilson Oliveira.