Conexões, Branding e Inteligência Artificial marcam o primeiro dia do RD Summit
Considerado um dos maiores eventos de Marketing, Tecnologia e Inovação da América Latina, o RD Summit teve início nesta quarta-feira (8) e segue até sexta (10/11). Com nomes de peso, como Emicida, Pedro Sobral, Camila Farani e Murilo Gun, o primeiro dia de evento foi marcado com conteúdos sobre Inteligência Artificial, Criatividade, Branding, Inovação e muito mais.
Sendo o grande destaque do dia, o rapper Emicida, vencedor do Grammy Latino de “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa” em 2020, apresentou sua trajetória a frente do Lab Fantasma, empresa fundada pelo músico, com o intuito de exaltar a cultura urbana e contribuir para o processo de inserção dos pretos na indústria cultural.
Workaholic
Com uma palestra emocionante, Emicida contou sua trajetória como ‘workaholic’ e como sua dedicação ao trabalho mudou sua vida e o tornou um músico de destaque no Brasil e no mundo. Ao longo da sua carreira, o rapper acabou se deparando com a percepção da ausência em momentos de conexão com família e amigos e trouxe essa reflexão para fechar o evento com o lembrete “Seja bom no seu trabalho, mas seja ótimo com quem você ama”.
Conexão
Conexão, inclusive, foi a palavra de destaque em várias palestras do dia que enfatizavam a importância da relação de marcas com o público de forma genuína e com propósito. Guta Tolmasquim, CEO da Purple Metrics, empresa de Branding, software de mensuração de branding para times de marketing, ressaltou a importância das marcas mirarem na “disponibilidade mental”, a capacidade de uma marca ser lembrada pelo público.
Para a especialista, as marcas devem focar em Branding e Performance em uma proporção 60/40, uma vez que ser uma marca memorável atinge maiores resultados de venda a longo prazo.
O Poder dos dados
Outro destaque também foi a palestra ‘O Poder dos Dados’ ministrada por Rafael Kiso, especialista conhecido por guiar marcas através de dados. O profissional enfatizou como o Instagram está se tornando uma plataforma para especialistas em conteúdo, devido a alta disputa pela atenção e abordou tópicos como alcance, retenção, horário e engajamento exemplificando com dados e fornecendo insights para o público sobre como administrar a página da marca na plataforma.
Inteligência Artificial como aliada
O palestrante internacional Wil Reynolds, especialista em Searching Engine Optimization (SEO), apresentou uma palestra prática de usar a Inteligência Artificial para melhorar a performance da marca, seja através de conteúdos, como a relação com a equipe de Marketing.
Com o uso do ChatGPT, o profissional exemplificou com prompts como fazer pitches para a liderança, como comparar conteúdos, extrair dados da concorrência e muito mais. Para Reynolds a IA é uma inteligência comum e não deve ser assustadora para o Marketing, mas utilizada como uma aliada nas ações de comunicação de qualquer empresa.
A RD Station, empresa fundada em Santa Catarina e responsável pelo evento, aproveitou a abertura para também ressaltar como a IA pode ser parceira no desenvolvimento de soluções de marketing.
Durante palestra do CEO Juliano Tubino, foi anunciado um novo portfólio de soluções da plataforma, incluindo uma aplicação de inteligência artificial. O “Mentor IA” é uma ferramenta capaz de gerar conteúdos com tom de voz personalizado e melhorar a conversão de leads com um chat humanizado. O intuito é destravar o bloqueio criativo oferecendo sugestões pré-formatadas de criação de peças e conteúdos de marketing.
Sobre o evento
Em sua 9ª edição, o RD Summit, recebeu mais de 10 mil pessoas de todas as regiões do país em um evento que reúne palestras, debates e ativações, além de mentorias profissionais e de educação, atrações musicais, experiências gastronômicas e networking.
Promovido pela RD Station, o evento pela primeira vez está sendo realizado em São Paulo nos 8, 9 e 10 de novembro, no Expo Center Norte. A programação conta com mais de 200 horas de conteúdo, com palestras e debates divididos em nove trilhas de conhecimento, entre elas marketing, diversidade e inclusão, gestão e estratégia, e-commerce e inovação e tecnologia.
De São Paulo, Raíza Lucena, para o Portal i9Brasil
Leia também:
- Corecon-AM/RR tem nova diretoria para 2025: economista Michele Aracaty é eleita presidenta e Karla Martins, vice-presidenta
- Sebrae no Piauí é finalista em quatro categorias do Prêmio Carnaúba Valley 2024
- Grupo Navegam anuncia nova CEO e reforça estratégia de crescimento para 2025
- Incubadora da FPFtech, WIT impulsiona ecossistema de inovação na Amazônia
- Laboratório da UEA ganha prêmio de melhor imagem de microscopia em concurso internacional