#Entrevista

Diretora técnica da Anprotec fala sobre planos da nova gestão

28 de dezembro de 2023

Com solenidade de posse prevista para ocorrer em Brasília (DF) até dia 9 de fevereiro de 2024, a nova diretoria da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) prepara-se para dar início ao sonhado e planejado trabalho que ganhou visibilidade nacional com seu período de campanha eleitoral através da chapa ANPROTÉCNICOS- RenovAÇÃO, inclusão e sustentabilidade.

Os eleitos no último mês de novembro passam a responder pela Anprotec no próximo dia 2 de janeiro. A gestão é para o biênio 2024-2025.

Atendendo ao convite do Portal i9Brasil, a diretora técnica da chapa eleita, Deolinda Ferreira (foto), participou de uma entrevista exclusiva.

Perfil da entrevistada

Deolinda Ferreira

Doutora em Agronomia Tropical – UFAM

Mestre em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia – CCA/UFAM

Pós-Graduada em Inovação de Medicamentos Inovadores da Biodiversidade – FIOCRUZ – FARMANGUINHOS – Rio de Janeiro

Graduada em Ciências Biológicas – ICB/UFAM

Professora do quadro da Engenharia Florestal CESIT/UEA desde 2003

Diretora do Escola de Educação Profissional Moysés Israel – CETAM – 2012 a 2014

Atualmente Coordenadora da Incubadora de Empresas do CESIT/UEA. Conselheira da RAMI – Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia

Confira a seguir:

1. QUAIS SÃO OS PLANOS QUE A NOVA GESTÃO DA ANPROTEC PRETENDE COLOCAR EM PRÁTICA E PARTIR DE QUANDO?

Coordenados pela presidente Adriana Faria, uma grande líder e que tem muito comprometimento com tudo o que a chapa anunciou no período de campanha, o grupo pretende realizar atividades que possam ser ofertadas aos associados, mostrando a importância dessa associação e fortalecendo  as razões de se fazer parte. Assim, queremos que a sensação de pertencimento para o funcionamento dos ambientes inovação do país seja ainda mais forte. Trabalharemos para isso. Além disso, vamos retomar ações que estavam adormecidas ou minimizadas e trazer inovações ao funcionamento da ANPROTEC.

2. A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO, O QUE VOCÊ DESTACARIA SOBRE AS PERSPECTIVAS DE TRABALHO QUE VOCÊ E SUA EQUIPE POSSUEM?

Somos ANPROTÉCNICOS (por sermos técnicos mesmo, professores,  cientistas, gestores) e para tornar possíveis muitas das propostas, tomaremos e participaremos dos assentos nos conselhos que podem agregar e trazer benefícios aos ambientes das universidades e institutos federais, universidades estaduais, ambientes privados, trabalhar para todos. Formamos um grupo de muitas entregas e comprometimento. Pretendemos fazer valer a credibilidade depositada em nós por todos os associados. Depois que sai um vencedor, acaba a divisão e se aceita a diversidade em benefícios de todos os ambientes de inovação do Brasil.   

3. COMO ESSA CHAPA SE FORMOU? JÁ SE CONHECIAM? POSSUEM AFINIDADE DE IDEIAS?

Essa chapa foi formada por iniciativa e liderança da Adriana Faria, que tentou reunir representantes das diferentes regiões brasileiras,  captando pessoas de ambientes de inovação em pleno vigor e outros mais jovens, mas envolvendo pessoas comprometidas para a formação de novas lideranças. A incubadora de Itacoatiara (In-UEA/Itacoatiara), que coordeno e a incubadora do Instituto Federal do Ceará (Incubadora de Empresas do Instituto Federal do Ceará – IFC) são mais jovens e eu e Maíra Nobre, representamos isso.

O portfólio da FAPEAM, onde apresentei os resultados do Projeto aprovado no Edital Pro-incubadoras, me colocou em evidência para o convite de compor a chapa. Formamos um time que cresceu, trabalhou e construiu propostas juntos, conversou com gestores de todo Brasil, ouvimos não em muitos momentos, mas fomos resilientes e revertemos muitas opiniões até o dia da vitória (resultado de trabalho em equipe mesmo). Aquela assembleia em que a eleição aconteceu nos uniu ainda mais!

4. O QUE ESSE CARGO DENTRO DA ANPROTEC REPRESENTA PARA VOCÊ? VAI CONTINUAR CONCILIANDO O TRABALHO NA ANPROTEC COM A UEA E COM A INCUBADORA? EXPLIQUE.

Esse cargo representa reconhecimento profissional e a possibilidade de parcerias com ambientes de inovação consolidados no Brasil, fortalecimento da região Norte, contribuição com a educação, com a inovação e com o empreendedorismo. A intenção é conseguir conciliar as funções com muita responsabilidade e o mesmo comprometimento de sempre, alavancar a incubadora em Itacoatiara, melhorando as condições de infraestrutura e serviços ofertados, estabelecer parcerias para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), trazer benefícios para os ambientes de inovação do Norte, nos inserir com consistência no Ecossistema Nacional.            

CONHEÇA O RESTANTE DO TIME QUE VAI LIDERAR A ANPROTEC NO BIÊNIO 2024-2025:

PRESIDENTE

Adriana Ferreira de Faria

Diretora Executiva do CenTev, (tecnoPARQ), (IEBT)  (Nudese) – Parque Tecnológico de Viçosa. Presidente da Rede Mineira de Empreendedorismo e Inovação

Linkedin

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2061974461207641

VICE-PRESIDENTE

Tony Chierighini

Diretor Executivo do CELTA – Incubadora CELTA, faz parte do Instituto CERTI em Florianópolis

Linkedin

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6463565439268270

DIRETOR DE NOVOS AMBIENTES DE INOVAÇÃO

Artur Roberto de Oliveira Gibbon

Diretor do Oceantec e professor da FURG – Parque Tecnológico do Rio Grande, no Rio Grande do Sul e é Professor da Universidade Federal do Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Linkedin

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1554059756297960

DIRETOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Romildo Dias Toledo Filho

Diretor Executivo do Parque Tecnológico da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Linkedin

DIRETORA TÉCNICA

Saiba mais sobre a chapa eleita no perfil do Linkedin

Sobre a ANPROTEC

Criada em 1987, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reúne mais de 300 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *