Drones revolucionam colheita de frutas em países com escassez de mão de obra
Uma empresa israelense chamada Tevel Aerobotics está transformando o setor agrícola com um enxame de robôs voadores que substituem trabalhadores humanos na colheita de frutas. Essa inovação promete trazer grandes avanços para o setor.
Segundo a Tevel Aerobotics, as grandes plantações de frutas exigem um grande número de pessoas trabalhando em períodos específicos do ano, o que nem sempre é viável. Além disso, os trabalhadores ficam expostos a adversidades climáticas e altas temperaturas. Os drones, por outro lado, podem trabalhar durante todo o dia.
A empresa oferece aluguel dos equipamentos, embora o valor não tenha sido divulgado pela Tevel. Essa abordagem reduz a necessidade de produzir um grande número de unidades. Os drones também podem operar em diferentes regiões do mundo e em diversos tipos de colheita.
Atualmente, o sistema é capaz de colher damasco, ameixa, pêssego, maçã, pera e nectarina. Os drones já estão sendo utilizados na Itália, Estados Unidos, Israel e, mais recentemente, no Chile, um país que enfrenta escassez de mão de obra no setor agrícola.