#Notícias

Em torneio internacional, Whindersson Nunes usará luva de boxe tecnológica feita no Piauí

14 de julho de 2023

O comediante Whindersson Nunes fará uso de uma luva de boxe tecnológica que o auxiliará no treinamento e performance durante uma luta em um torneio internacional de celebridades chamado High Stakes.

Nunes enfrentará o inglês e youtuber King Kenny em Dublin, na Irlanda, a partir de 14h55 (horário de Brasília) deste sábado (15). Esse é o terceiro compromisso do comediante no boxe, depois de sua estreia num duelo com Acelino Popó Freitas no início do ano passado.

A luva tecnológica SmartBoxing foi lançada na quinta-feira (13), pela startup Tron Robótica Educativa, de Parnaíba (PI), no litoral do Piauí. A apresentação do protótipo aconteceu durante treino do comediante Whindersson Nunes.

Em seu perfil no Instagram, a Tron Robótica Educativa divulgou que a tecnologia encontra-se em fase de desenvolvimento avançada e está sendo submetida a testes. O objetivo da SmartBoxing é auxiliar no treinamento, performance e avaliação da saúde dos atletas de boxe.

Divulgação

“Estamos em busca de marcas interessadas em fazer parte da publicidade e desenvolvimento da tecnologia, construindo conosco uma uma ação disruptiva que agregará a prática e difusão do boxe”, publicou a Tron em suas redes sociais.

SmartBoxing

Conforme o sócio da Tron, um dos desenvolvedores da tecnologia e doutor em Física pela Universidade Federal Fluminense, Gildário Dias Lima, a luva SmartBoxing é capaz de quantificar, qualificar e exibir relatórios do desempenho dos socos, avaliar amplitudes, movimentação, energia e outros parâmetros importantes evolução da potência e movimento. Todos os parâmetros são organizados por meio de app que se conecta de maneira facilitada ao par de luvas.

A SmartBoxing também possibilita a criação de um programa de treino para que iniciantes do esporte possam aprender e evitar lesões, além de gamificar resultados como fórmula de estímulo.

Whidersson e Gildário (à direita na foto) testando a SmartBoxing (Foto: Piauí Negócios)

Idealizada há apenas seis meses, a SmartBoxing está numa fase bastante avançada, já tendo sido validada pelo treinador de Whindersson, Elieser Medina, ex-técnico da seleção de Cuba.

Whindersson, sócio de Gildário na Tron, afirma que decidiu investir na luva inteligente porque o boxe é um esporte que tanto faz por ele. “Quero deixar uma coisa importante para os atletas do mundo do boxe”, afirmou o lutador durante o treino, que foi transmitido em suas redes sociais.


Veja também

Em 2022, a Tron mostrou os testes feitos com um protótipo de tecnologia que capta vibrações sonoras, para inclusão de pessoas surdas durante shows. Os testes foram realizados na apresentação de Lil Whind (Whindersson Nunes) no Rock in Rio e aconteceram novamente durante o festival GiraSol em Teresina. Whindersson Nunes falou sobre isso em seu canal no Youtube, conforme mostra o vídeo abaixo.

Whindersson Nunes falou sobre a inclusão de pessoas surdas em shows, a partir da tecnologia desenvolvida pela Tron no Piauí.


Portal i9Brasil, com informações da Tron Robótica Educativa, Piauí Negócios e Combate.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *