#É destaque

Empretec impulsiona a criação de novos negócios no Piauí

8 de fevereiro de 2024

Uma virada de chave. Assim a empreendedora Alecsandra Genuíno define o seminário Empretec, maior programa de formação de empreendedores do mundo, aplicado no Brasil com exclusividade pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Alecsandra participou do Empretec em 2023, ano em que também montou o seu primeiro negócio: a Estética Genuíno, do ramo de bem estar.

“Atuei por 15 anos na área de contabilidade e por mais sete anos na área de gestão, mas sempre tive vontade de ter o meu próprio negócio. Ano passado, resolvi fazer o Empretec, mesmo achando que seria bastante desafiador. Durante uma dinâmica do seminário, percebi que eu estava me sabotando, não acreditando no meu próprio potencial para empreender. E essa foi a virada de chave. Saindo do treinamento, pedi demissão do meu emprego e montei a Estética Genuíno, que era meu sonho. Hoje trabalho com o que gosto e tenho alcançado bons resultados”, destaca Alecsandra (Foto).

Outra empreendedora que resolveu iniciar seu primeiro negócio após o Empretec foi Monize Braz. Monize, que é dentista por formação, hoje tem uma marca de roupa feminina própria, a Rov, palavra que significa abundância e grandeza em hebraico.

“O Empretec foi muito importante para que eu me definisse como empreendedora. Participei do seminário para aprimorar conhecimentos e tive uma ampla visão sobre vários aspectos do mundo dos negócios, como é o caso da importância de estabelecer metas e da necessidade de ter autoconfiança. Terminado o treinamento, já me sentia mais preparada para empreender e capaz de enfrentar o mercado”, pontua Monize Braz, que inaugurou sua loja on-line em dezembro do ano passado, para testar a aceitação da marca, mas já tem planos para a loja física.

Perguntada sobre o que ela diria para quem ainda não fez o Empretec, Monize é direta: “Eu diria que o seminário é uma excelente oportunidade para fugir das nossas próprias armadilhas e conhecer a fundo o nosso potencial empreendedor”.

Monize Braz (Foto: Divulgação)

Sobre o Empretec

Uma pesquisa com empresários de sucesso na década de 1980 identificou 10 características comuns em todos eles. E essa foi a base para a criação da metodologia do Empretec, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas, ONU, e lançada em 1988, na Argentina.

O seminário tem como foco o desenvolvimento de características do comportamento empreendedor e a identificação de novas oportunidades de negócios. Os participantes são incentivados a vivenciarem mudanças e a reverem conceitos e atitudes.

Com carga horária de 60 horas, o Empretec acontece durante seis dias consecutivos e exige dedicação total do participante, já que é realizado em tempo integral. A metodologia é vivencial e altamente interativa, com jogos, entrevistas, palestras e atividades extras.

Entre os ganhos que o seminário pode proporcionar aos seus participantes estão a melhoria do desempenho empresarial, uma maior segurança na tomada de decisões e a ampliação da visão de oportunidades, dentre outros benefícios que aumentam as chances de sucesso no mundo dos negócios.

Próximas turmas

A próxima turma do Empretec acontecerá entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, em Teresina. Os interessados devem efetuar pré-inscrição e agendar entrevista individual. Na entrevista, é identificado o perfil empreendedor do candidato e se o interessado está apto a participar da capacitação.

Também estão previstas turmas do seminário em Bom Jesus, de 11 a 16 de março; Picos e Parnaíba, de 18 a 23 de março; Esperantina e Floriano, de 08 a 13 de abril; outra turma em Teresina, de 15 a 20 de abril; e em Corrente, de 22 a 27 de abril; além de turmas no segundo semestre.

O calendário completo e demais informações estão disponíveis AQUI. As pessoas interessadas podem também procurar as Unidades Regionais do Sebrae em Teresina, Picos, Bom Jesus, Floriano e Parnaíba; ou contatar a Central de Relacionamento Sebrae 0800 570 0800, que funciona tanto para ligações telefônicas gratuitas como para mensagens de WhatsApp.

i9Brasil, com informações do SEBRAE/PI

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *