#Notícias

Estudantes do Amazonas já utilizam 51 laboratórios de robótica

18 de julho de 2023

Já são 51 laboratórios de robótica – Espaço Maker – do projeto Fazer para Aprender, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar (Seduc), disponibilizados aos estudantes das unidades educacionais do Amazonas. O último espaço, inaugurado esta semana, foi instalado no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, localizado no bairro Educandos, zona sul de Manaus.

Os laboratórios fazem parte do projeto Fazer para Aprender, que integra o programa Educa+ Amazonas, lançado pelo governador do Estado, Wilson Lima, em 2021. A meta é implantar 100 laboratórios de robótica em todo o estado.

Na ocasião da inauguração do 51º laboratório, o governador em exercício, Tadeu de Souza, salientou que o novo espaço, que alia tecnologia de ponta ao estímulo à criatividade, tem o objetivo de desenvolver metodologias ativas de aprendizagem nas escolas da rede estadual. Com a “mão na massa”, os estudantes têm acesso a um ambiente que usa a problematização como instrumento de incentivo à pesquisa e ao protagonismo.

“Para mim, é um privilégio estar nesta primeira oportunidade como governador em exercício fazendo a inauguração de um laboratório Espaço Maker. É um projeto iniciado em 2021 pelo governador Wilson Lima e, hoje, a gente entrega o laboratório de número 51. Já foram entregues 24 no interior e 27 na capital e estamos trabalhando para chegar à meta de entregar 100 laboratórios”, frisou Tadeu de Souza.

O governador em exercício chegou ao evento acompanhado de Luan Gama, 10 anos, que está representando o Amazonas na competição nacional do quadro “Pequenos Gênios”, do programa do apresentador Luciano Huck, da TV Globo. O amazonense estuda na Escola Estadual (EE) Libertador Simon Bolívar, no bairro Adrianópolis, zona centro-sul da capital.

Espaço Maker

Equipados com produtos de inovação e tecnologia, cada Espaço Maker foi projetado pelo Governo do Amazonas para ampliar, dentro das escolas da rede pública estadual, a aprendizagem dos estudantes com conteúdos sobre robótica, programação, impressão em 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística.

“Os laboratórios representam uma nova cultura dentro do processo educacional, que é a cultura da autoaprendizagem, e o aluno mesmo, com a mentoria de um profissional, consegue encontrar ferramentas para superar obstáculos. É uma forma de projetar o desenvolvimento de habilidades no campo profissional, habilidades socioafetivas, aprender e fazer as coisas sozinho”, explicou o governador em exercício.

Professor do Ceti Gilberto Mestrinho, Alexandre Garcia comemorou a inauguração do novo espaço e explicou como vai utilizar as novas ferramentas para ensinar sobre lógica de programação a seus alunos. Para o educador, o Espaço Maker será fundamental para o futuro profissional dos estudantes que desejarem atuar na área de computação.

 “Eu coordeno o trabalho de lógica de programação em que os alunos desenvolvem uma representação de uma realidade em que vão desenvolver, em blocos, o que as pessoas vão fazer, como falar e interagir. Dá até para criar jogos, matemática e física”, detalhou o professor.

Um dos eixos do programa Educa+ Amazonas, o projeto Fazer para Aprender foi criado para possibilitar aos estudantes atividades práticas e experimentais nas mais diversas áreas de conhecimento, aproximando-os de situações desafiadoras e os instigando na busca da resolução de problemas, com foco na melhoria da aprendizagem, no desenvolvimento de projetos, de acordo com o contexto local, e, até mesmo, no empreendedorismo.

Ensino bilíngue

Para a estudante do Ensino Médio, Julley de Oliveira, de 16 anos, que participa de um projeto de desenvolvimento de jogos educacionais, a partir do Pacote Office, o Espaço Maker também ajudará no reforço dos estudos da língua inglesa. O Ceti Gilberto Mestrinho é uma das unidades da rede pública estadual do Amazonas que oferecem ensino bilíngue.

“Como a nossa escola é bilíngue, estamos sempre aprendendo a língua inglesa em todos os projetos e produtos educacionais.  E esse projeto tem sido muito importante para mim porque eu gosto de inglês. Fazemos uma revisão sobre o assunto inteiro, e isso faz com que outros alunos do ensino fundamental aprendam a mexer também”, disse.

Laboratórios de Robótica – Espaço Maker

1. Alvarães – EE Johanes Petrus

2. Apuí – EE Maria Curtarelli

3. Benjamin Constant – CETI Aristélio Sabrino

4. Boca do Acre – CETI Elias Mendes da Silva

5. Boca do Acre – EE Prof Antônio José Bernardo Vasconcelos

6. Codajás – CETI José de Araújo Rodrigues

7. Careiro – CETI Professora Maria Adelaide Marinho Hortência

8. Eirunepé – CETI Neuza Alves Barroso

9. Humaitá – CETI Tarcila Prado de Araújo Negreiros Mendes

10. Iranduba – EETI Maria Izabel Ferreira Xavier Desterro e Silva

11. Itacoatiara – EE José Carlos Mestrinho

12. Itacoatiara – CETI Dom Jorge Edward Marskell

13. Lábrea – EE Professora Balbina Mestrinho

14. Lábrea – CETI Agostinho Ernesto de Almeida

15. Manacapuru – CETI Washington Régis

16. Manacapuru – EETI José Seffair

17. Manaus – CETI Dariana Correa

18. Manaus – EETI Maria Arminda Guimarães Andrade

19. Manaus – CETI João dos Santos Braga

20. Manaus – CETI Cintia Régia do Livramento

21. Manaus – EETI Altair Severiano Nunes

22. Manaus – EE José Bernardino Lindoso

23. Manaus – EE Waldemiro Peres Lustosa

24. Manaus – CETI Garcitylzo do Lago e Silva

25. Manaus – EE  ngelo Ramazzotti

26. Manaus – EE Antônio Telles de Souza

27. Manaus – EE Marcantônio Vilaça I

28. Manaus – EE Maria do Céu Vaz de Oliveira

29. Manaus – CETI Elisa Bessa Freire

30. Manaus – CETI Eng Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo

31. Manaus – EE Cid Cabral

32. Manaus – EETI Djalma Batista da Cunha

33. Manaus – EE Ondina de Paula

34. Manaus – EETI Lecita Fonseca Ramos

35. Manaus – EE Dep Josué Claudio de Souza

36. Manaus – EE Manuel Severiano Nunes

37. Manaus – EETI Maria de Lourdes Arruda

38. Manaus – EETI Senador Petrônio Portella

39. Manaus – CETI Áurea Pinheiro Braga

40. Manaus – EE Belarmino Barreiro

41. Manaus – EETI Irmã Gabrielle Cogels

42. Maués – EE Walton Rodrigues Bizantino

43. Parintins – CETI Gláucio Gonçalves

44. Parintins – EE Brandão de Amorim

45. Presidente Figueiredo – CETI Maria Eva dos Santos

46. Presidente Figueiredo – EETI Presidente Figueiredo

47. Tabatinga – CETI João Carlos Pereira dos Santos

48. Tefé – CETI Francisco Elio

49. Manaus – EE Terezinha Almeida da Silva

50. Fonte Boa – Ceti Naíde Lins – Fonte Boa

51. Manaus – Ceti Gilberto Mestrinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *