#Entrevista

Ezscience Biotecnologia: conheça a vencedora do 1º Rocket Amazônia

16 de novembro de 2024

Por Amanda Mota

MANAUS – Vencedora da primeira edição do reality show Rocket Amazônia, a startup Ezscience Biotecnologia foi criada em 2017 por mestres e doutores das áreas de biotecnologia e imunologia. Produz anticorpos em ovos de galinha, uma técnica inovadora diferente da utilizada no mundo – e testes diagnósticos. Possui como missão a produção de testes diagnósticos para doenças do Norte e do Brasil.

Está localizada no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), em Manaus, e conta com cinco funcionários, sendo todos mestres e doutores nas áreas de Biológicas. Grande parte da equipe é feminina e, em 2021, a Ezscience ganhou a premiação Mulheres Inovadoras da Finep pela região Norte.

Foto tirada após o anúncio do resultado, incluindo a mentora da Ezscience no centro da foto, Cristiane Pastore (PUC/PR), a CEO Paula Taquita e o COO da startup, João Verçosa.

A seguir, confira a entrevista exclusiva concedida pela CEO da Ezscience, Paula Taquita, ao i9Brasil Portal de Notícias.

i9BRASIL ENTREVISTA:

1) i9Brasil – Quais foram os aprendizados que a startup teve durante o Rocket e que vc quer destacar para os leitores dessa matéria?

Ezscience – Um dos maiores aprendizados foi o trabalho em equipe. Nos conectamos em uma equipe muito rapidamente desde o início do Rocket, que foi o pessoal da AmazTrace e da Founder, e seguimos nas provas em equipe sempre com eles! E agora, pós-Rocket Amazônia, ainda estamos mantendo contato, tentando colaborar em projetos. Acredito que todos deveriam crescer juntos. Conhecemos pessoas e projetos incríveis e com certeza iremos torcer pelo crescimento de todos. Este foi um aprendizado para a Ezscience no Rocket: o conhecimento de startups com ideias inovadoras por todo o Norte e a certeza de que todos possuem potencial de decolar!

2) i9Brasil – O que significou para vcs a participação no Rocket Amazônia?

Ezscience – A participação da Ezscience no Rocket significou, principalmente, muita diversão. Quando você está imerso neste universo de startups, investidores, vender produtos, reuniões, cumprir as metas, pagar salários, você acaba esquecendo que o que você está construindo é algo incrível e precisa ser celebrado. Então, para nós, foi como um desconectar um pouco dessa rotina e aproveitar o momento para interagir com outros empreendedores e se divertir em provas que sempre traziam uma surpresa!

3) i9Brasil – Como foi a convivência com as outras startups? O que vcs aprenderam com elas?

Ezscience – A convivência foi divertida. Grande parte dos participantes eram mais jovens que eu. Então, o clima foi menos seriedade, mais diversão. Nós aprendemos, principalmente, como o Norte é diverso e os problemas que existem no Amazonas são diferentes dos enfrentados pelo Amapá, por exemplo. O Norte ainda necessita de soluções inovadoras para os mais diversos problemas, e isso dá espaço para todos e para muito mais. Na verdade, nós precisamos de mais iniciativas como as dos nossos colegas do Rocket, e empreendedores focados, para desenvolver o Norte!

4) i9Brasil – Quais são os planos que vocês têm a partir de agora?

Ezscience – Tem sido muita emoção e correria desde a final. Agora iremos nos organizar, aproveitar as mentorias que ganhamos e a visibilidade do Rocket para fazer nossa startup crescer cada vez mais.

5) i9Brasil – No pitch final, você falou em buscar a galinha dos ovos de ouro. Como vc define o que é a startup de vocês?

Ezscience – Nós somos uma empresa de biotecnologia que produz anticorpos de uma maneira inovadora, em ovos de galinha, e aplica na fabricação de testes diagnósticos, principalmente voltada para doenças do Norte. Existem muitas doenças para as quais não existem diagnóstico no Amazonas, elas são chamadas de negligenciadas, e isso acontece porque não existe interesse comercial de grandes empresas fabricantes de teste em produzir algo para ser vendido em somente um estado ou região do Brasil. Nós, como startup, estamos focando neste mercado mais específico e tentando crescer produzindo o diagnóstico para a região Norte. Assim, entramos no mercado fazendo o que ninguém mais faz e ajudamos a desenvolver a saúde do nosso Estado.

6) i9Brasil – Que mensagem vc gostaria de deixar para atuais e futuros empreendedores da Amazônia?

Ezscience – É um caminho árduo, difícil e desafiador. Porém não tem monotonia e pode ser divertido. Trabalhar fazendo o que você ama, e no final ver o fruto de seu trabalho dando resultado dá uma sensação de dever cumprido que nada no mundo paga. Isso foi um dos ganhos do Rocket: a validação de muito trabalho e empenho.

Saiba mais sobre todas as startups participantes do Rocket Amazônia:


Assista aos episódios do Rocket Amazônia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *