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Felicidade pode ser aprendida com práticas de hábitos mentais, revela novo estudo

31 de março de 2024

Os benefícios duradouros da felicidade podem ser alcançados por meio da prática consistente dos hábitos aprendidos, como gratidão e meditação. É o que revela um estudo realizado pela Universidade de Bristol, no Reino Unido, destacando que também é possível aprender a ser mais feliz por intermédio de cursos como a “Ciência da Felicidade”.

Este estudo, o primeiro a acompanhar a evolução do bem-estar a longo prazo dos participantes em um curso de felicidade, enfatiza a necessidade de um esforço contínuo na aplicação de intervenções de psicologia positiva.

O autor sênior, professor Bruce Hood, comparou a busca pela felicidade à prática física: “É como ir à academia – não podemos esperar fazer uma aula e estar em forma para sempre. Tal como acontece com a saúde física, temos que trabalhar continuamente a nossa saúde mental, caso contrário, as melhorias são temporárias”.

O curso “Ciência da Felicidade”, lançado em 2018, foi pioneiro no Reino Unido, não envolvendo exames ou cursos tradicionais. Em vez disso, ensina aos alunos os insights mais recentes da psicologia e neurociência sobre a felicidade.

Os alunos que participaram do curso relataram um aumento significativo de 10% a 15% em seu bem-estar. No entanto, apenas aqueles que continuaram a aplicar os princípios aprendidos no curso mantiveram esse aumento de bem-estar quando foram reavaliados dois anos depois.

O estudo, publicado na revista Higher Education, é o primeiro a acompanhar o bem-estar dos alunos de um curso de felicidade após o término do curso. O Professor Hood enfatizou a importância do compromisso contínuo com as práticas ensinadas.

“Este estudo mostra que apenas fazer um curso – seja na academia, em um retiro de meditação ou em um curso de felicidade baseado em evidências como o nosso – é apenas o começo: você deve se comprometer a usar o que aprendeu regularmente”, afirma Hood.

O autor destilou o conteúdo do curso em um livro intitulado “A Ciência da Felicidade: Sete Lições para Viver Bem”, oferecendo um guia baseado em evidências para um melhor bem-estar. Os coautores do estudo são Catherine Hobbs e Sarah Jelbert, da Universidade de Bristol, e Laurie R. Santos, de Yale, cujo curso inspirou o curso “Ciência da Felicidade” de Bristol.

Para o i9Brasil, com informações do eCycle

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