Gemini: Google lança a sua inteligência artificial mais poderosa

O Google lançou semana passada o Gemini, inteligência artificial (IA) mais poderosa já criada pela empresa. Ele funciona como o ‘motor’ do Bard e, por enquanto, está disponível apenas em inglês.
No mesmo modelo do ChatGPT, o Bard é um chatbot (robô conversador), que funciona como uma página de bate-papo. Baseado em aprendizado de máquina, ele é capaz de ‘imitar’ humanos ao fornecer respostas a perguntas feitas pelos usuários.
O Gemini também poderá ser usado por outros aplicativos e, na prática, vai competir com ferramentas como o GPT-4, o modelo de IA da OpenAI usado no ChatGPT.
De acordo com o Google, o Gemini superou a capacidade humana em um teste de conhecimento e solução de problemas que combina 57 temas, incluindo matemática, física e história. A empresa também diz que ele se saiu melhor nesse teste do que o GPT-4.
Segundo o Google, o Gemini será útil em tarefas que exigem mais capacidade de raciocínio. Ele poderá ser usado tanto para ajudar programadores com códigos complexos quanto estudantes com a lição de casa, por exemplo.
A nova inteligência artificial terá três versões:
- Gemini Ultra: maior e mais poderoso, voltado para tarefas altamente complexas – será liberado apenas em 2024.
- Gemini Pro: voltado para rodar uma ampla gama de tarefas e atender a usuários, a partir desta quarta-feira no Bard, e a desenvolvedores, a partir de 13 de dezembro.
- Gemini Nano: vai rodar diretamente nos dispositivos móveis para os quais foi criado, o que lhe permite funcionar mesmo quando não há internet – disponível no Pixel 8 Pro, o celular do Google, para criar resumos de áudios e sugerir respostas inteligentes no WhatsApp.
Com informações do g1