Google anuncia uso da inteligência artificial em ferramenta de buscas
O Google anunciou na última quarta-feira (10) a atualização do Google Search, ferramenta de buscas, que usará chatbot com inteligência artificial para responder a perguntas e obter informações em segundos.
Com a atualização, os usuários digitam uma pergunta na barra de pesquisa principal, eles veem automaticamente uma janela pop-up com uma resposta gerada por inteligência artificial, além de exibir os resultados tradicionais.
A nova versão do Google Search será lançada nos Estados Unidos, por meio do aplicativo do Google ou do navegador Chrome para desktop. O número de usuário será limitado inicialmente, segundo a empresa.
O anúncio foi feito durante Google I/O, evento anual para desenvolvedores da empresa. Na oportunidade, o Google também anunciou o PaLM 2, seu mais recente modelo de linguagem de inteligência artificial para competir com o GPT-4 do criador do ChatGPT, OpenAI.
Expansão do Bard
Outra anúncio feito pelo Google foi a expansão do acesso ao seu chatbot atual, Bard, que funciona fora do mecanismo de pesquisa e pode ajudar os usuários a concluir tarefas como esboçar e escrever rascunhos de redações, planejar tarefas.
O Bard estava disponível para alguns usuários por meio de uma lista de espera apenas nos EUA, mas em breve a ferramenta estará disponível para todos os usuários em 120 países e 40 idiomas.
A empresa também lançou extensões para o Bard em seus próprios serviços, como Gmail, Sheets e Docs, permitindo que os usuários façam perguntas e colaborem com o chatbot nos aplicativos que estão usando.
Com informações da CNN Brasil