#Notícias

Google cria regras para uso de IA em vídeos de campanha política

13 de setembro de 2023

O Google criou regras para o uso de inteligência artificial em vídeos de campanha política. A partir de novembro, a empresa vai exigir que esses anúncios venham com um aviso de que as imagens ou sons foram alterados.

A regra vai valer para anúncios políticos no YouTube ou em outras plataformas da empresa. O aviso precisará estar em um lugar fácil de notar na tela. Caso a regra não seja respeitada, o anúncio será derrubado.

A empresa deixou claro que ‘não está proibindo completamente a inteligência artificial na publicidade política’. “Ela pode ser usada para mudar as imagens, corrigir as cores do vídeo, defeitos, edições de fundo etc”, informou.

Regulamentação de Estado
No mês passado, a Comissão Federal de Eleições iniciou um processo para regulamentar deepfakes (ou seja, imagens falsas realistas) gerados por inteligência artifical em anúncios políticos antes das eleições de 2024. Esses deepfakes podem imitar a voz e a imagem de políticos, ou seja, podem fazer um vídeo realista que inclui algo que o próprio político nunca falou.

Portal i9Brasil com informações do Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *