#Notícias

Google é processado por roubar dados de usuários para treinar ferramentas de IA

12 de julho de 2023

O Google foi processado por extrair dados de milhões de usuários sem o consentimento, violando as leis de direitos autorais para treinar e desenvolver suas ferramentas de inteligência artificial. A ação coletiva contra a gigante da tecnologia foi apresentada no Tribunal Federal na Califórnia nessa terça-feira (11).

Conforme a denúncia, o Google teria ‘roubado secretamente tudo o que já foi criado e compartilhado na internet por centenas de milhões de americanos’ e usado esses dados para treinar seus produtos de IA, como seu chatbot Bard.

Em resposta anterior, a empresa disse que sua política “há muito tempo é transparente de que o Google usa informações disponíveis publicamente na web aberta para treinar modelos de linguagem para serviços como o Google Tradutor. Esta atualização mais recente simplesmente esclarece que serviços mais recentes, como o Bard, também estão incluídos”.

Um dos advogados da Clarkson, que moveu o processo contra o Google, alegou que o Google precisa entender que ‘disponível ao público’ nunca significou livre para usar para qualquer finalidade.

Para Ryan Clarkson, sócio do escritório de advocacia, o Google precisa “criar uma oportunidade para que as pessoas optem por não usar” seus dados para treinamento de IA, mantendo a capacidade de usar a Internet para suas necessidades diárias.

O processo busca uma medida cautelar na forma de um congelamento temporário do acesso comercial e do desenvolvimento comercial das ferramentas de IA generativas do Google, como o Bard.

Com informações da CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *