Google lança no Brasil seu chatbot ‘Bard’ para concorrer com o ChatGPT

O Google apresentou nesta quinta-feira (13) sua mais recente criação de inteligência artificial, o chatbot Bard, que entra diretamente na concorrência com o conhecido ChatGPT. De acordo com a gigante da tecnologia, essa é a maior expansão do produto desde seu lançamento oficial em fevereiro, agora disponível no Brasil e na Europa.
Além do lançamento em novos mercados, o Google também anunciou uma série de recursos aprimorados para o Bard, entre eles:
- Compartilhamento de respostas
- Respostas em voz alta
- Fixar e renomear conversas
- Exportar código-fonte
- Personalizar o tom das respostas
- Descrição de imagens
A partir de hoje, os usuários podem interagir com o Bard em mais de 40 idiomas, incluindo português, árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol.
“Às vezes, ouvir algo em voz alta pode ajudá-lo a abordar sua ideia de uma maneira diferente. Isso é especialmente útil se você quiser ouvir a pronúncia correta de uma palavra ou ouvir um poema ou roteiro”, afirmou Jack Krawczyk, diretor sênior de produtos do Google, em comunicado.
O Bard possui uma variedade de funções, segundo o Google. Ele pode criar roteiros turísticos, oferecer dicas sobre como começar uma atividade, escrever textos em diversos formatos, fazer resumos em tópicos, sugerir códigos de programação, entre outros. O serviço também permite que os usuários alterem o tom e o estilo das respostas, desde simples e profissionais até longas e casuais. Além disso, o Bard pode incluir imagens nas suas respostas.
Assim como outros chatbots de IA generativa, o Bard evolui à medida que as respostas são avaliadas pelos usuários, recebendo feedback e aprimoramento contínuo.
Diferenças com o ChatGPT
Embora o Bard seja semelhante ao produto da OpenAI, o ChatGPT, existem algumas diferenças importantes. Ao fazer uma pergunta, o Bard apresenta três opções de resposta, permitindo aos usuários escolher a opção que melhor se adequa ao seu objetivo. Essa abordagem também aumenta a segurança, pois requer avaliação humana. Além disso, o Bard possui um botão que direciona diretamente para o Google, permitindo pesquisas independentes em uma nova aba.
Em relação à segurança, o Google afirma que adotou uma abordagem “ousada”, mas “responsável” no desenvolvimento do Bard, trabalhando em conjunto com legisladores e reguladores para garantir sua conformidade.
Amar Subramanya, vice-presidente de engenharia do Bard, afirmou que o produto oferece opções para os usuários optarem por não ter seus dados coletados. Ele enfatizou o compromisso contínuo do Google em proteger a privacidade e os dados das pessoas, incorporando os feedbacks dos usuários e seguindo os princípios de IA da empresa.
Bruno Pôssas, vice-presidente global de engenharia para Busca do Google, comentou sobre o lançamento do Bard e a expectativa de sua expansão para mais regiões e idiomas no futuro.
Portali9Brasil, com informações do Olhar Digital