Google testa assistente de escrita com inteligência artificial no Gmail
O Google começou a testar um novo recurso no Gmail chamado “Help Me Write” (Ajude-me a escrever), um assistente de escrita com inteligência artificial. Essa ferramenta auxilia os usuários a redigirem mensagens de texto diretamente no aplicativo, sem a necessidade de sair da plataforma.
Assim como o Bing integrado ao Edge, o assistente de escrita do Gmail ajuda a compor e-mails com base em um tema específico. O usuário fornece ao modelo as instruções do conteúdo desejado, como “solicitar que um colega compareça à reunião” ou “pedir feedback sobre o projeto até amanhã”, e o assistente cria a resposta correspondente.
Nos testes realizados pelo 9to5Google, que teve acesso antecipado à novidade, é possível observar que a ferramenta elabora a mensagem com saudação, parágrafos formatados e encerramento, elementos essenciais para um e-mail formal.
Conforme o esperado, o aplicativo do Google permite que o usuário escolha características do e-mail gerado pela inteligência artificial. É possível aumentar ou diminuir a mensagem, revisar o conteúdo para torná-lo mais formal ou deixar que a IA tome as próprias decisões através do botão “Estou com sorte”.
Após a conclusão, o usuário pode selecionar a opção “Substituir” para alterar o texto criado pela IA no lugar do conteúdo originalmente inserido na mensagem. No entanto, é recomendável revisar o e-mail antes de enviá-lo para garantir que ele comunique exatamente o que foi solicitado, fazendo ajustes humanos igualmente importantes.
De acordo com o site, essa novidade está sendo distribuída gradualmente para testadores inscritos no programa de testes Workspace Labs. Por enquanto, o recurso está disponível exclusivamente no aplicativo do Gmail para Android e iOS.
Com informações de 9to5Mac