Governo do Acre fortalece diálogo com empreendedoras para novos eventos em 2025

O governo do Acre tem ampliado o apoio ao empreendedorismo feminino no estado.
Na última terça-feira (11), a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) se reuniu com representantes de movimentos de mulheres empreendedoras na sede da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).
Na ocasião discutiram demandas do setor e alinharam estratégias para a realização de eventos ao longo de 2025.
Durante o encontro, lideranças apresentaram propostas para fortalecer a participação feminina na economia e promover iniciativas que impulsionem pequenos negócios liderados por mulheres.
O secretário da Sete, Marcelo Messias, destacou a importância dessa parceria.
“É muito importante ouvir as lideranças dos movimentos de empreendedorismo feminino e nos colocar à disposição para fortalecer o diálogo entre o governo do Estado e as empreendedoras”, afirmou.

Ele acrescentou que a reunião permitiu consolidar parcerias com as lideranças e com a Acisa.
“Durante a reunião, nós ouvimos o que as lideranças tinham para dizer e consolidamos a parceria com elas e também com a Acisa, que nos recebeu para a reunião”, completou.
Representando a Associação de Mulheres Empreendedoras Elas Fazem Acontecer, Lidianne Cabral ressaltou o impacto da economia criativa e a necessidade de ampliar a autonomia financeira das mulheres.
“Essas mulheres trabalhadoras da economia criativa, do trabalho de pequenos negócios, fortalecem a economia do nosso estado. O diálogo também gera oportunidade para essas mulheres, conexão entre sociedade civil e Estado para o fortalecimento dessa política tão importante”, disse.

Para ela, essa política envolve autonomia econômica e liberdade financeira das mulheres.
“Passa pelo enfrentamento à violência doméstica, as mulheres vulneráveis e a possibilidade também da economia sustentável, que acredita que o Acre pode ser um potencial não só turístico, mas também empreendedor e de oportunidade”, acrescentou.
A diretora de Empreendedorismo da Sete, Patrícia Parente, reforçou o compromisso da secretaria em fomentar ações voltadas para o crescimento das empreendedoras.
“Como pasta, estamos dispostos a colaborar e aproximar a comunicação para que a gente possa continuar fomentando o empreendedorismo feminino, seja por meio de apoio a eventos ou às ações de capacitação, de fomento que elas estejam desenvolvendo”, explicou.

Segundo ela, a secretaria busca manter parcerias amplas.
“A secretaria está em forte parceria e diálogo, não apenas com a Acisa, mas também com o movimento de mulheres empreendedoras de diversos núcleos”, completou.
Para a presidente da Acisa, Patrícia Dossa, a reunião foi um passo importante para ampliar as oportunidades para mulheres no mercado.
“É extremamente importante as líderes dos movimentos femininos se aproximarem da Sete, do secretário Marcelo, da diretora de Empreendedorismo, Patrícia Parente. Assim, nós vamos ter mais eventos, empoderamento das mulheres, com mais mulheres tendo independência financeira”, afirmou.
Para ela, a independência financeira é um fator essencial.
“É o que realmente vai fazer com que essas mulheres saiam do ciclo de violência”, concluiu.