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Governo do Amazonas já emitiu mais de 11 mil novas Carteiras de Identidade Nacional

28 de maio de 2023

Há um mês sendo emitida no Amazonas, a Carteira de Identidade Nacional (CIN), em breve, estará nas mãos de mais de 11,2 mil pessoas (1,3 mil já foram entregues e as demais estão prontos para entrega). O novo documento tem elementos gráficos modernos que dificultam falsificações e até QR code que permite verificar a sua autenticidade, além de ser disponibilizado nos formatos cartão e digital.

O balanço foi feito pelo governador do Estado, Wilson Lima, na última sexta (26), durante visita ao Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do bairro Compensa, zona oeste de Manaus.

De acordo com o governador, o Brasil está promovendo avanços importantes nessa área e afirmou que o Amazonas foi o sexto estado brasileiro a fazer parte desse sistema. Agora, seguinte, não há necessidade de pressa para poder tirar essa nova carteira porque a antiga, a que a gente tem agora, ela vale até 2032, então há um processo de transição para que isso aconteça”.

A nova Carteira de Identidade Nacional começou a ser emitida no estado no dia 26 de abril, pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), em todos os 15 PACs de Manaus, por meio de agendamento online prévio, com prazo de 10 dias para entrega. No interior, o atendimento é feito diretamente nos postos de identificação, com prazo de entrega de até 30 dias.

Novo modelo

O novo modelo de Carteira de Identidade Nacional unifica os números de registro do cidadão por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF). Dentre outras facilidades, a CIN vai auxiliar no combate à fraude, como a falsidade ideológica, e garantir mais segurança para a população. Elementos gráficos modernos também dificultam falsificações do novo modelo.

Outra mudança é que a carteira de identidade passa a ter formato reduzido e a se enquadra nos padrões internacionais, possuindo o código MRZ de segurança, o mesmo utilizado nos passaportes. Com isso, a entrada em países do Mercosul com o documento passa a ser facilitada.

A nova CIN tem um QR code que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se o mesmo foi furtado ou extraviado. O novo modelo também será disponibilizado no formato digital, com a inclusão de dados de outros documentos que o cidadão desejar incluir, e no formato cartão.

Emissão

Na capital amazonense, as emissões podem ser realizadas em 15 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão, geridos pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Antes, porém, é necessário agendar o atendimento pela internet, por meio do link cinam.ssp.am.gov.br, disponível no site da Secretaria de Segurança Pública (www.ssp.am.gov.br) e da Polícia Civil do Amazonas (www.policiacivil.am.gov.br). O serviço é disponibilizado diariamente conforme abertura de novas vagas.

Documentos necessários

Após o agendamento, o cidadão deve comparecer ao PAC solicitado com as informações de CPF atualizadas, munido da certidão de nascimento ou casamento originais ou cópias autenticadas em cartório e um comprovante de endereço, documentos que devem estar em condições legíveis.

“Achei bem legal. É inovador, prático. No tempo em que eu tirei era bem mais difícil. Foi muito rápido o atendimento. Para agendar também. Não foi longa à espera”, disse a analista fiscal Adriane Carvalho, 41, que recebeu das mãos do governador a identidade de seu filho de 10 anos, Adrian Sena.

O cidadão, também, pode levar outros documentos que queira incluir, de forma opcional na nova CIN digital, como por exemplo: CNH, Cartão do SUS; Título de Eleitor; Carteira de Trabalho; Carteira Profissional; Registro Militar; ou Tipo Sanguíneo.

Com informações do Governo do Amazonas

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