#Oportunidades

Imersão prepara empreendedores para a Economia da Restauração

1 de julho de 2025

Empreendedores que atuam ou desejam atuar com restauração ecológica têm até setembro para se inscrever em uma capacitação presencial promovida pela G20 Global Land Initiative, em parceria com o Instituto Terra.

O programa será realizado entre os dias 1 e 5 de setembro de 2025, em Aimorés (MG), e contará com apoio para transporte e hospedagem dos selecionados.

A ação integra os esforços da G20 Global Land Initiative, lançada pelo G20, que visa reduzir pela metade a degradação da terra até 2040.

A iniciativa, liderada pela Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), busca fomentar uma Economia da Restauração, conectando inovação, geração de empregos verdes e gestão sustentável do solo.

Imersão no Instituto Terra

Durante cinco dias, os participantes terão acesso a conteúdos técnicos, práticas de liderança e ferramentas de negócios.

Além de vivenciar a experiência de restauração ecológica do Instituto Terra, referência internacional na área, os empreendedores poderão se conectar com especialistas, investidores e outros líderes do setor.

O programa incluirá temas como Modelos de negócios regenerativos, Tecnologia e inovação na restauração da terra e Mensuração de impacto e acesso a mercados sustentáveis.

Quem pode participar?

A capacitação é voltada a jovens entre 18 e 35 anos, especialmente empreendedores, líderes de startups, negócios sociais ou cooperativas com atuação no Brasil, que promovam soluções voltadas à:

  • Reflorestamento e biodiversidade
  • Agricultura regenerativa e manejo sustentável
  • Restauração de áreas degradadas
  • Tecnologias para monitoramento ambiental
  • Valorização de saberes indígenas e tradicionais
  • Educação ambiental e geração de renda local

Exemplos incluem desde o uso de drones para reflorestamento, criação de biofertilizantes até a restauração de manguezais ou reabilitação de áreas mineradas.

Diversidade e inclusão no centro da iniciativa

A capacitação será ministrada em português, com incentivo à participação de jovens de todas as origens, gêneros e territórios.

O processo seletivo valoriza a diversidade como motor de inovação e impacto na restauração ambiental.

Não há taxa de inscrição, e os empreendedores selecionados receberão apoio logístico para comparecer ao evento.

Para se inscrever na capacitação, clique aqui.

Por Redação i9Brasil

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *