Inovação sustentável e impacto social com a reciclagem de pneus

Através da logística reversa, a empresa Amera coleta pneus descartados, remove o aço e tritura a borracha, transformando o que seria um passivo ambiental em recursos valiosos em Manaus. Essa iniciativa não apenas reduz o impacto negativo do descarte inadequado de pneus, mas também fomenta o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Ao transformar resíduos em recursos e promover a inclusão social, a Amera vem se consolidando como um agente de mudança crucial na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável da região amazônica.
Em uma entrevista exclusiva ao i9Brasil Portal de Notícias, a CEO da Amera, Sueli Cossuol, destacou a atuação da empresa em Manaus como um exemplo de economia circular com forte apelo ambiental e social. Fundada em 2023, a Amera dedica-se à reciclagem de pneus inservíveis, transformando um problema ambiental em soluções sustentáveis e oportunidades de reintegração.
“Não tem como a gente pensar em preservar o meio ambiente sem que as pessoas tenham consciência disso. Eu sempre digo que, como que a gente vai exigir que uma pessoa que não tem nem o que comer em casa se preocupe em não jogar o lixo na rua? Por isso que a questão ambiental, deve ser tratada junto com a questão social”, enfatizou Sueli Cossuol.

Foto: Amanda Mota
Alinhada a essa visão de atenção às questões sociais, a Amera estabeleceu uma importante parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) no Amazonas, empregando mão de obra carcerária.
“Parte nossos funcionários são apenados”, revelou a CEO, reforçando o compromisso da empresa com a reinserção social e oferecendo novas perspectivas para indivíduos em processo de ressocialização.
Transformando Pneus em Produtos de Alto Valor Agregado
Com uma capacidade de triturar três mil pneus por dia, a Amera demonstra sua escala de atuação na reciclagem. A empresa extrai diversas granulometrias da borracha, que são utilizadas na fabricação de produtos como pisos emborrachados ecológicos e equipamentos para academias, incluindo anilhas e halteres.
“Nós estruturamos 3000 pneus por dia! Fazemos pisos para academia, anilhas, halteres, e também tiramos quatro granulometrias da borracha quando estruturamos o pneu. Uma delas pode ser utilizada para asfaltar, e um asfalto feito com pó da borracha tem uma durabilidade muito maior do que um asfalto convencional”, finalizou a empresária.
Por Amanda Mota
Foto de capa: Freepik