#Notícias

Justiça do Piauí usa Inteligência Artificial para otimizar a rotina e aumentar produtividade

10 de maio de 2023

O Tribunal de Justiça do Piauí apresentou dois projetos que usam Inteligência Artificial para aumentar a produtividade e otimizar a prestação jurisdicional. Eles foram desenvolvidos pelo Opala Lab (Laboratório de Inovação).

O supervisor-geral do Opala Lab, desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, destacou que tanto o projeto Julia (Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial) quanto o Assinador Mobile PJe visam o desenvolvimento de práticas que auxiliam a gestão.

“O Assinador Mobile PJe vai permitir desembargadores e juízes a assinar suas decisões e despachos por meio do celular. Já a Julia fará a análise de petições, facilitará o acesso à informações, acompanhamento processual, jurisprudências e consulta processual”, explicou.

Entenda como funciona

O Assinador Mobile PJe vai aumentar a segurança de acesso ao sistema implementando a autenticidade em dois fatores e também vai permitir que magistrados acessem documentos no computador sem o token físico.

A Julia atuará de forma a otimizar as rotinas, automatizando tarefas, com a análise de grandes volumes de dados. Também fará a identificação de tendências e padrões e a geração de recomendações.

O gerente do projeto, Dimmy Karson Soares Magalhães, explicou que na atuação ativa a Julia vai acessar o whatsapp dos responsáveis pelos processos em cada setor e informá-los quais estão na iminência de serem baixados. Esta será sua atuação ativa. Já de forma reativa, ela atuará repassando informações quando for procurada.

“A partir do avanço da Julia pretendemos incrementar em sua atuação a geração de texto jurídico, o entendimento de pedidos judiciais, a integração com o SEI e GLPI, a integração com fluxos do PJe, a análise de precedentes e a análise de jurisprudências.

Com informações do TJ-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *