#Eventos

Mais de 50 mil pessoas passaram pela Campus Party Amazônia; Próxima edição já tem data!

15 de outubro de 2023

A edição 2024 da Campus Party Amazônia foi confirmada para o período de 9 e 13 de outubro.

A primeira edição da Campus Party Amazônia, realizada no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus, entre os dias 11 e 15 de outubro, conquistou espaço cativo na programação fixa de grandes eventos da região Norte, oferecendo uma verdadeira imersão no mundo high-tech por meio de atividades, atrações, palestras e workshops.

Participação do time Samsung Ocean na área Campus Kids incluiu a exibição de trabalhos na área de fabricação digital

No total, mais de 50 mil pessoas passaram pelo evento, sendo que mais de 8 mil campuseiros estiveram na Arena e 1000 acamparam nas barracas disponíveis no camping. A organização do evento informou que 18 caravanas e 59 comunidades de todo o país participaram da programação em Manaus.

“Foi muito emocionante realizar a primeira Campus Party no pulmão do mundo. A participação das famílias, caravanas e comunidades nas palestras, debates e atividades foi muito intensa e estimulante e estamos convictos de que as pautas e discussões apresentadas proporcionarão aplicações práticas e revolucionárias do uso da tecnologia e do empreendedorismo local em prol do bioma da região”, afirma Tonico Novaes, CEO da Campus Party.

Veja também:

Participações

Além dos aficionados por tecnologia, o evento reuniu centenas de famílias ávidas por descobrir e se envolver nesse universo de profunda transformação digital em todas as áreas do conhecimento.

Professor Maurício Figueiredo, colunista do Portal i9Brasil, falou sobre os avanços da IA e seus próximos desafios.

A Campus Party é um grande evento que oportuniza toda a sociedade a se aproximar e conhecer mais sobre as novas tecnologias, avanços da ciência e empreendimentos com potencial de mudar a vida das pessoas. Acessível a todos os públicos, será uma grande oportunidade de falar um pouco mais sobre os trabalhos que desenvolvemos na Universidade do Estado do Amazonas e atrair o público mais jovem para as carreiras da tecnologia da informação. Particularmente, vivemos a era dos dados e da inteligência artificial. Então falar sobre o tema é uma forma de contribuir com nossa sociedade para que fiquemos atentos e nos preparemos melhor para inovar com seus avanços, disse Figueiredo.

Crianças, jovens e adultos

Centenas de crianças e adolescentes estudantes das redes municipais e estaduais do Amazonas participaram de oficinas, palestras e se divertiram nos games e simuladores. Foi registrada a presença de 18 caravanas de vários estados brasileiros, além de 59 comunidades.

Vale destacar também que em Manaus a presença das mulheres foi massiva não só nos palcos, com 46% das palestrantes sendo do sexo feminino, mas também entre as campuseiras, sendo 43% do público presente. Na foto abaixo, a vice-reitora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi uma das reprresentantes femininas no Palco do Sebrae.

Arena

Cerca de 9 mil pessoas adquiriram ingressos para a Arena, onde puderam usufruir de uma internet com velocidade de 20GBps, fornecida pela RNP e Use Telecom. Essa edição contou com mil pessoas acampadas em barracas, que tiveram a oportunidade de acompanhar 368 palestrantes nacionais e internacionais, além de ter acesso a 12 espaços de conteúdo, divididos entre palcos, workshops e áreas multiuso com as comunidades.

Ao longo dos cinco dias, os palcos da Campus Party Amazônia receberam nomes de destaque como Bruce Dickinson, Ramon Pires, Iberê Thenório, Mariana Kruger (à direita na foto abaixo), Célia Kano, Mikaeri Ohana, entre outros.

Como não poderia ser diferente, a programação dessa edição também esteve repleta de palestras e atividades com foco na sustentabilidade, meio ambiente e preservação do bioma da região.

Alguns dos destaques foram a palestra “Mudanças climáticas globais e o papel da Amazonia”, ministrada pela mentora, professora e palestrante Alíria Noronha; “Inovação no Coração da Amazônia – O Barco Voador da AeroRiver”, palestra de Tulio Condé Duarte Silva, cofundador da AeroRiver, startup destinada a revolucionar a logística amazônica com um inovador Barco Voador; e a apresentação “Ameaças aos serviços ambientais da Amazônia”, realizada por Philip Martin Fearnside, Pesquisador do INPA, identificado como um dos cientistas mais citados no mundo na área de aquecimento global.

Hackatons

A CPAmazônia também promoveu quatro hackathons – “maratonas” que unem participantes de diversas áreas, incluindo programadores, desenvolvedores, profissionais de marketing, negócios, UX e designers, para que juntos utilizem da tecnologia e seus recursos a fim de desenvolver uma solução para um problema da sociedade. O

‘Desafio Amazônia Que Eu Quero’, realizado em parceria com o Governo do Estado do Amazonas e a Fundação Rede Amazônica, teve como propósito buscar soluções para ampliar a conectividade no estado; já o hackathon ‘SERPRO e o MAPA’, teve como objetivo auxiliar o produtor rural da Amazônia legal a implementar práticas sustentáveis; o ‘Desafio TecToy’ focou em contribuições para aprimorar processos que beneficiem a vida das pessoas; e, por fim, o ‘Low Hack’, promovido pela Siemens, desafiou os participantes a digitalizar processos ambientais com a plataforma Mendix.

“Os resultados dessa edição mostram que a CP Amazônia chegou para ficar. Já temos, inclusive a edição 2024 do evento confirmada entre os dias 9 e 13 de outubro no Studio 5 Centro de Convenções, contando mais uma vez com o apoio do governo, prefeitura e patrocinadores privados”, complementa Tonico Novaes.

Open Campus

A Open Campus, espaço gratuito da CP Amazônia, apresentou diversas opções de aprendizado e entretenimento para todas as idades. A principal atração foi o Printer Chef, um espaço onde foi realizada uma competição gastronômica inovadora, na qual os participantes criaram pratos típicos da gastronomia local utilizando alimentos produzidos em impressoras 3D. Foi uma oportunidade ímpar de explorar a fusão entre culinária e tecnologia.

Além do Printer Chef, a Campus Party Amazônia contou com uma grande Arena Gamer: a Campus Play – onde ocorreram palestras, atividades e campeonatos de eSports. O espaço gratuito abrigou três Campeonatos de Games: League of Legends, Valorant e CSGO, além de uma etapa seletiva da Taça das Favelas Free Fire, organizada pela Federação Amazonense de eSports e a equipe STAFF.

Outro grande destaque foi o Palco Fábrica de Empreendedores, em parceria com o Sebrae, que além de receber palestras de empreendedores e especialistas dos mais diversos segmentos, reuniu 67 startups e 33 projetos científicos que tiveram a oportunidade de mostrar suas soluções e inovações para o público. Além disso, o espaço sediou a Maratona de Negócios, cujo intuito é desenvolver e capacitar equipes, com uma ideia transformada em plano de negócios, por meio de workshops e diferentes atividades relacionadas ao universo do empreendedorismo e inovação.

A Campus Kids, por sua vez, reuniu centenas de crianças em suas oficinas e atividades, como o ROBÔ INSETO, na qual os participantes puderam desbravar o universo dos insetos robôs e suas funções, tendo ao final construído seu próprio robô para levar para casa. O espaço conta com apoio do Include, programa do Instituto Campus Party que monta laboratórios de robótica em regiões carentes do país com o objetivo de capacitar os jovens e promover uma maior inclusão tecnológica. “Procuramos trazer atividades para toda a família, sobretudo com oficinas mão na massa com materiais reutilizáveis. Nossa proposta, muito bem acolhida pelo público presente, foi promover uma experiência tecnológica com consciência ambiental” explica Sidiane Zanin, diretora do Instituto Campus Party

A área gratuita também contou com um espaço de simuladores e recebeu a tradicional Arena de Drones. Em Manaus, o espaço contou com uma atração exclusiva, as “Criaturas Voadoras”, na qual a equipe do Drone Lab Brasil utilizou toda a sua expertise do laboratório maker para criar criaturas como tubarão voador, pássaro robótico e um cubo Borg inspirado na série Star Trek. Além disso, a equipe de drones ministrou workshops dentro da Campus Kids, espaço que contou com a curadoria do Programa Include.

Resultados e Destaques

Printer Chef

O “Printer Chef”, realizado em parceria com a EBAC e com a startup BioEdtech, contou com quatro seletivas até a grande final, realizada no sábado, 14 de outubro. O grande campeão foi xxx, que disputará a final nacional na próxima edição da Campus Party Brasil, que será realizada em 2024.

Hackathons

Com uma premiação total superior a R$ 50 mil, os vencedores dos hackathons foram esses:

Desafio Amazônia Que Eu Quero – EQUIPE AmazonHack

SERPRO e o MAPA – EQUIPE Pequi com Jaraqui

Desafio TecToy – EQUIPE AmaTec

Low Hack – EQUIPE Solaris

Campus Play

O campeonato de CS Go foi vencido pelo time BrazilianStyle; já a competição de LOL teve como ganhadora a equipe First Memory; e o campeonato de Valorant consagrou a vitória do time Forast.

Dados da Campus Future

33 projetos participantes

1 demoday days realizado

9 mentores ao longo dos 3 dias

mais de 60 mentorias realizadas

Destaques da Maratona de Negócios

Projeto: Oficinas e Atividades de Divulgação e Iniciação em Ciência, Tecnologia e Inovação para mulheres em estágio de vulnerabilidade / Head: Fernanda de Oliveira Santos Rosa (Robôchicas)

Projeto: Aplicação para o rastreamento e gerenciamento de custos de viagens corporativas / Head: Ederson Cichaczewski

Projeto: Desenvolvimento de Terapia Genética para o Alzheimer / Head: Whendel Mesquita do Nascimento       

Sobre a Campus Party

A Campus Party, completa 25 anos, sendo a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Canada, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há quinze anos.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *