#Notícias

Manaus terá um total de 14 ônibus elétricos até o final do ano, agregando tecnologia e sustentabilidade

4 de outubro de 2023

Até o final do ano, Manaus contará com 14 ônibus elétricos, que se somarão à frota do transporte coletivo. A proposta é tornar o sistema de mobilidade urbana da cidade mais eficiente, agregando tecnologia, conforto e sustenta­bili­dade. Exemplo disso é que cada veículo desse modelo deixa de emitir por ano 55 toneladas de dióxido de carbono, contribuindo assim com o meio ambiente.

Na semana passada, foi entregue o segundo ônibus elétrico pela Prefeitura de Manaus, além de mais três novos veículos convencionais, chegando ao total de 253 ônibus novos entregues na atual gestão.

De acordo com o prefeito de Manaus, David Almeida, os novos veículos elétricos representam a busca por soluções mais sustentáveis.

“Isso é o ineditismo que nós estamos empregando na prefeitura. Segundo ônibus elétrico, temos mais 12 ônibus comprados em um convênio com o governo do Amazonas, que serão entregues até o final do ano. Um ônibus como esse deixa de emitir por ano 55 toneladas de dióxido de carbono, isso é muito importante para o meio ambiente e nós trabalhamos em um lugar onde temos a preservação como a mola mestre da nossa biodiversidade”, garantiu o prefeito, durante a coletiva para a entrega da segunda unidade desse tipo de veículo.

Sistema mais eficiente

O modelo Attivi integral da Marcopolo é 100% elétrico. É o primeiro ônibus da marca com chassi próprio e faz parte do projeto de descarbonização da multinacional brasileira, que tem como objetivo tornar os sistemas de mobilidade mais eficientes.

Com capacidade para até 80 passageiros, esses ônibus elétricos contam com carregadores USB, sistemas de ar-condicionado incorporado ao sistema de refrigeração das baterias, de áudio interno, com preparação para a instalação do microfone, e sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação.

Além disso, possui espaço reservado para Pessoas com Deficiência (PcDs) e assentos preferenciais, iluminação interna toda em LED, faróis e sinaleiras traseiras em LED e cabine de separação para o motorista.

Tecnologia de ponta

Todos os 253 novos ônibus da cidade estão equipados com tecnologia de ponta, câmeras de segurança, 60% menos poluentes, se juntam à frota existente, que, agora, conta com mais de 1.141 ônibus. Esse sistema de segurança já auxiliou na redução de 34% no número de assaltos, somente nos seis primeiros meses de 2023.  

“Estamos comprometidos em transformar o transporte público em Manaus. Cada reforma, cada novo ponto de ônibus, é um passo em direção a um sistema mais eficiente e confortável para todos. A nossa gestão está fazendo vários investimentos no transporte público e beneficiando milhares de usuários”, destacou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins. 

Para o i9Brasil, com informações da Prefeitura de Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *