#Notícias

Biotec-Amazônia e MDR firmam parceria para impulsionar biotecnologia no Amapá

13 de junho de 2023

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Biotec-Amazônia firmaram um acordo semana passada, na Universidade Estadual do Amapá (UEAP), para a implementação de centros de desenvolvimento regional voltados para biotecnologia e bioeconomia no estado do Amapá.

O objetivo dessa parceria é impulsionar o desenvolvimento da biotecnologia e bioeconomia no Amapá, proporcionando a instalação da Biotec-Amazônia no estado e a criação de centros de desenvolvimento nessas áreas.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a biotecnologia e a bioeconomia possuem um grande potencial no Amapá e na Amazônia. Com o apoio da bancada federal, o objetivo é estruturar um grande centro de biotecnologia e bioeconomia no estado.

O Amapá, por meio do MDR, já está trabalhando na estruturação das cadeias produtivas de pescado e açaí e em breve expandirá para os setores de laticínios e mel. A Biotec-Amazônia atuará como uma ponte entre as demandas de mercado e as instituições de pesquisa, incluindo as universidades amapaenses.

Essa parceria entre o conhecimento acadêmico e o setor econômico tem como objetivo avançar além da fase de pesquisa básica e promover pesquisas aplicadas. O Amapá, que é o único estado com emissões de carbono negativas, ou seja, capta mais CO2 do que emite, terá uma nova oportunidade de geração de renda e emprego por meio dessa iniciativa.

Além do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, estiveram presentes no evento o vice-governador Telles Jr., a deputada federal professora Goreth, Josiel Alcolumbre, representando o senador Davi, e o diretor-presidente da Biotec-Amazônia, José Lourenço.

Preservação

Apesar de ser o estado mais preservado do Brasil, o Amapá ainda não conseguiu atribuir um valor econômico à sua preservação.

A Biotec-Amazônia, em parceria com o MDR, certificará a produção em todo o território amapaense, gerando commodities de alto valor agregado. Essa parceria faz parte do Programa de Bioeconomia para Desenvolvimento Regional (BioRegio), que está em consulta pública e será lançado em breve pelo MDR.

A iniciativa visa estimular a inovação, os investimentos e a geração de renda e empregos por meio da bioeconomia, com foco nos biomas Amazônia, Caatinga e Cerrado.

A Biotec-Amazônia é uma organização social sediada em Belém, no Pará, que promove negócios com base na biodiversidade amazônica, com enfoque no desenvolvimento sustentável. A instituição atua como uma ponte entre as demandas empresaria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *