#É destaque

Melhor queijo do mundo é da cidade de Parintins, no Amazonas

29 de agosto de 2023

Um produto genuinamente da terra dos bois Caprichoso e Garantido foi eleito o melhor do mundo. Trata-se do queijo de manteiga, produzido pela Leiteria Macurany, de Parintins, que ganhou o Prêmio Ouro, na Categoria Mista, na 3ª Expoqueijo Brasil – Araxá Internacional Cheese Awards. Esse concurso internacional aconteceu na cidade de Araxá, Minas Gerais, no último sábado (26/8).

Eram mais de dois mil concorrentes, avaliados por mais de 200 jurados, conforme metodologia do Instituto de Lacticínios Cândido Torres (Epamig ILCT), que levaram em consideração quesitos, como aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor do queijo de manteiga.

A Leiteria Macurany, dos pecuaristas Isandrey Azêdo e Michelle Carvalho, participou desse que é considerado o maior concurso internacional de queijo artesanal, a convite do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Única com qualidade certificada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Prefeitura de Parintins, a Leiteria Macurany também tem o doce de leite e o queijo coalho campeões da VII Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins, em Manaus. Ambos os produtos são os vencedores da 44ª Exposição Feira Agropecuária do Amazonas (Expoagro) e da 35ª Exposição Feira Agropecuária de Parintins (Expopin).

Durante o evento internacional em Araxá, Isandrey Azêdo montou estande de vendas da Leiteria Macurany, com todos os produtos expostos sucesso de procura pelo público.

O próximo passo da agroindústria é conquistar o Selo Arte para comercialização nacional. “É um trabalho em conjunto com a Sempa, a Prefeitura de Parintins, o Sebrae e a Adaf (Agência de Defesa Agropecuária) e o Ministério da Agricultura”, afirma Michelle Carvalho.

Para o i9Brasil, com informações do Portal BNC Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *