#Notícias

Mercado de veículos elétricos no Brasil segue em expansão, com previsão de aumento de 60% nas vendas

14 de fevereiro de 2024

SÃO PAULO – O mercado de veículos leves eletrificados seguirá em forte crescimento no Brasil, e as vendas poderão passar de 150 mil unidades em 2024, segundo previsão da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). 

O ano de 2023 já demonstrou ter sido um ano abundante para a eletromobilidade no Brasil, no qual as vendas dos veículos leves eletrificados superaram todas as previsões e terminaram o ano com 93.927 emplacamentos, o que representou um crescimento de 91% sobre as vendas de 2022.

Na avaliação do presidente da entidade, Ricardo Bastos, o aumento em 2024 deve ser de 60% nos emplacamentos, superando os números positivos de 2023 e até as previsões mais otimistas.

Os números expressivos, de acordo com a ABVE, consolidam uma virada do mercado de eletrificados no país, rumo aos veículos elétricos plug-in, aqueles que possuem recarga externa de baterias, são mais econômicos e possuem maior eficiência energética. Eles foram responsáveis por 56% das vendas de eletrificados leves no ano passado, com 52.359 unidades, ultrapassando os híbridos convencionais a gasolina e flex, que até o ano de 2022 ainda dominavam esse segmento.

Em dezembro de 2023, os plug-in atingiram 70% das vendas totais de eletrificados. Os números animadores, segundo Ricardo Bastos, refletem um conjunto de fatores, entre eles o anunciado aumento do imposto de importação de veículos elétricos e híbridos a partir do mês de janeiro, que ocasionou uma antecipação das vendas no último bimestre de 2023.

“Os números indicam principalmente uma sensível evolução desse mercado este ano, com os veículos plug-in chegando a dois terços das vendas em dezembro, confirmando a confiança e a preferência cada vez maior do consumidor pelas novas tecnologias”, destaca. 

Na avaliação da ABVE, esse amadurecimento deve ser consolidado com o recente lançamento do Mover – Mobilidade Verde e Inovação, o novo programa do governo federal para o setor automotivo.

Na opinião do diretor de Infraestrutura e membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Márcio Severine, a tecnologia de eletrificação dos veículos já foi aprovada pelo consumidor, sendo uma realidade consolidada. 

Para Severine, nos últimos anos, foi possível observar o crescimento consistente do mercado de veículos elétricos no Brasil.

“Junto com esse crescimento, a infraestrutura de recarga tem se aplicado, buscando atender a demanda criada. O número de instalações de carregadores em condomínios residenciais e comerciais tem crescido muito e outro mercado que está se multiplicando são os hubs que estão sendo instalados”, ressalta.

Para o diretor, o gargalo da baixa infraestrutura de recarga será gradativamente resolvido, pois essa infraestrutura irá acompanhar a demanda gerada pelos veículos elétricos.

“Em um primeiro momento, a falta de demanda consistiu num entrave para a ampliação da infraestrutura de recarga. Mas com a demanda crescente, os pontos de recarga têm se multiplicado. Além do aumento do mercado de veículos elétricos plug-in, outro fator importante é a escolha dos pontos, pois ele deverá ter as características que permitam atender às necessidades de energia do projeto. Cada vez mais teremos equipamentos de alta potência sendo instalados”, afirma. 

 Alessandra Leite – Especial para o i9Brasil

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *