#Notícias

Meta alerta para malware que se passa por inteligência artificial

4 de maio de 2023

A Meta, empresa matriz do Facebook, Instagram e Whatsapp, fez uma alerta na quarta-feira (3) para malware que se passa por Inteligência Artificial (IA). Hackers estariam aproveitando o interesse das pessoas pelas novas ferramentas de IA, como Chatgpt, para induzir os internautas a instalar códigos maliciosos em seus dispositivos.

Segundo o diretor de segurança da informação da Meta, Guy Rosen, analistas de segurança da empresa encontraram, mês passado, um software malicioso que se fazia passar pelo ChatGPT ou ferramentas de IA similares.

Atores mal-intencionados aproveitam o interesse dos internautas com desenvolvimentos atraentes, enganam eles para que cliquem em links com armadilhas explosivas ou baixem programas que roubam dados.

Somente em abril, a Meta detectou e bloqueou mais de mil sites que se promovem como ferramentas similares ao ChatGPT, mas que na verdade são armadilhas criadas por hackers.

Rosen destacou o futuro promissor da IA generativa e por isso o interesse dos atores mal-intencionados. As equipes da Meta estão vendo maneiras de utilizar a IA generativa para se defender dos hackers e de suas enganosas campanhas online.

Com informações da AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *