#É destaque

Meta é multada em US$ 1,3 bilhão por compartilhar dados de usuários europeus com os EUA

22 de maio de 2023

A Meta, responsável pelo Facebook e Instagram, foi multada em US$ 1,3 bilhão por compartilhar os dados dos usuários europeus com os Estados Unidos, violando as regras de proteção da União Europeia. O Conselho Europeu de Proteção de Dados (EDPB) da União Europeia divulgou a informação nesta segunda-feira (22).

Para a presidente do Conselho, Andrea Jelinek, a violação da Meta é muito grave, pois diz respeito a transferências sistemáticas, repetitivas e contínuas. A decisão se aplica apenas ao Facebook, que tem milhões de usuários na Europa, por isso o volume de dados pessoais transferidos pode ser enorme, segundo a EDPB.

Segundo o EDPB, essa é a maior penalidade da União Europeia envolvendo as regras de proteção de dados. Outra decisão tomada foi que a Meta suspendesse imediatamente o compartilhamento de dados dos usuários.

Ao Wall Street Journal, a companhia declarou que foi acusada injustamente, já que o compartilhamento de dados é feito por milhares de empresas. A Meta acrescentou que pretende recorrer.

Em comunicado, o presidente de assuntos globais da Meta, Nick Clegg, e diretora jurídica da empresa, Jennifer Newstead, declararam que “sem a capacidade de transferir dados entre fronteiras, a internet corre o risco de ser dividida em silos nacionais e regionais, restringindo a economia global e deixando os cidadãos de diferentes países incapazes de acessar muitos dos serviços compartilhados que confiamos”.

Com informações do g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *