Museu de solos da Amazônia é inaugurado pela UEA

Inaugurado no último dia 20/2, o Museu de Solos da Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na cidade de Itacoatiara, é um espaço de apoio ao ensino, pesquisa e extensão, com atividades voltadas para divulgação, a popularização e difusão da ciência do solo e as relações com os ecossistemas amazônicos.
Distante de Manaus cerca de 270 quilômetros, o município abriga o Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit), uma das maiores unidades da UEA no interior do Amazonas. O Cesit/UEA oferta os cursos de bacharelado em Ciências Econômicas, Direito e Engenharia Florestal, além de outras sete licenciaturas e mais sete cursos tecnológicos.
Conheça os cursos ofertados pelo Cesit/UEA!
Conforme divulgado pela Universidade, o acervo local conta com vários monolitos representativos da região, coleção de rochas e minerais, maquetes ilustrativas, experimentotecas de solos e livros dos temas relacionados.
“A UEA transforma a vida das pessoas e sabemos que investir em infraestrutura de pesquisa e ensino é essencial para fortalecer a formação dos nossos alunos e impulsionar a produção científica na região”, declarou a o anunciar a inauguração dos espaços, a vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro.

A vice-reitora da UEA e o pró-reitor de Interiorização, Valber Martins, estiveram no Cesit para a inauguração do Museu. (Foto: Divulgação/UEA).
Laborários
Três novos laboratórios também passam a existir no Cesit/UEA: de Solos, de Tecnologia da Madeira e de Marcenaria.

Para a Gestão Superior da Universidade, os espaços representam um avanço significativo para a ciência e a pesquisa na UEA, fortalecendo a produção do conhecimento no interior do estado.
A ampliação da infraestrutura laboratorial fortalece a formação acadêmica e impulsiona a produção de pesquisas essenciais para a região. Além de contribuir para o avanço científico, essas iniciativas também promovem a valorização do saber local, incentivando soluções inovadoras para os desafios ambientais e econômicos da Amazônia, divulgou a UEA.
O diretor do Cesit/UEA, Prof. Me. Luís Antônio de Araújo Pinto, afirmou que os espaços serão fundamentais para a criação de oportunidades à comunidade acadêmica.
“Gostaria de ressaltar a importância da inauguração e expressar minha gratidão à gestão superior, que demonstrou dedicação e cuidado para que este momento fosse possível. O Cesit está imensamente feliz com essa conquista, que nos motiva a seguir adiante, criar novos projetos, ampliar nossos laboratórios e fortalecer, cada vez mais, a UEA no interior do estado do Amazonas”, comentou.
Saiba mais sobre os novos laboratórios
Laboratório de Solos: destinado às atividades de ensino e pesquisa universitária. É utilizado em projetos do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) e em aulas das disciplinas de Química, Fertilidade e Manejo do Solo, Nutrição e Fertilização Florestal.
Laboratório de Tecnologia da Madeira: atende às atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Engenharia Florestal do Cesit, abrangendo diversas áreas, como caracterização físico-mecânica da madeira, biodeterioração e proteção da madeira, entre outras. Os alunos terão aulas práticas e desenvolverão pesquisas relacionadas à caracterização físico-mecânica da madeira, biodeterioração.
Leia também
- Hub InovAtiva abre inscrições para aceleração de startups
- Prêmio Mulheres e Ciências destaca seis cientistas brasileiras
- Sebrae mostra que mulheres lideram 31% das startups brasileiras
- HUB de tecnologia e Inovação da UEA apresenta chatbot voltado à ZFM
- Campanha em shopping incentiva empreendedorismo feminino no AM