#Eventos

Empreendedorismo e inovação entre rios e florestas é tema de programação no PA

12 de dezembro de 2023

“Empreendedorismo e inovação entre rios e florestas” é o tema da V Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação do Pará (Sectid 2023), que ocorrerá entre os dias 12 e 20 de dezembro, em três locais: Parque da Residência, Ilha do Combu e Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, todos em Belém.

O evento – que terá palestras, oficinas, estandes, seminários e exposições – é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com várias instituições que promovem empreendedorismo, conhecimento e inovação, utilizando a tecnologia como facilitadora no processo.

Instituída pela Lei no 8.841/2019, a Sectid 2023 já se tornou parte do calendário científico do Estado. O evento visa promover, incentivar e divulgar as atividades científicas, tecnológicas e inovadoras desenvolvidas no Pará, promovendo o debate sobre caminhos para uma nova economia inovadora e sustentável, principalmente no contexto amazônico.

A programação é voltada ao público em geral e, principalmente, a representantes de universidades e instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, institutos de ensino tecnológico, empresas públicas e privadas, órgãos governamentais, ONGs e outras entidades da sociedade civil.

“A V Semana Paraense de Ciência e Tecnologia coloca luz sobre ideias, projetos e produtos. A ideia é aproximar a sociedade desta produção paraense, inovadora e única”, destaca Victor Dias, titular da Sectet.

O site oficial do evento pode ser acessado neste link!

Objetivos do evento

Os principais objetivos do evento são promover e incentivar atividades inovadoras, científicas e tecnológicas capazes de gerar impacto socioambiental positivo; demonstrar a inovação como ferramenta para a união do desenvolvimento humano ao  crescimento econômico, e apresentar ao público produtos e processos que podem contribuir para uma economia sustentável na região.

“Os exemplos ao redor do mundo nos ensinam que a educação, a ciência e o conhecimento são decisivos para o progresso humano e o crescimento econômico. A Amazônia possui não só uma natureza ímpar, mas tem na sua população sua maior riqueza. Somos um celeiro de talentos. Prova disso são professores e alunos da rede pública que se sucedem ganhando prêmios, inclusive em áreas como robótica”, reitera o secretário Victor Dias.

Comunidades ribeirinhas em foco

Entre os dias 12 e 14 de dezembro, uma Feira de Ciências será levada a estudantes de comunidades ribeirinhas na Ilha do Combu.

Crianças e adolescentes participarão de oficinas de robótica e empreendedorismo, e terão acesso a tecnologias como impressoras 3D e óculos de realidade virtual – que permitirão, entre outros passeios, visitar os museus paraenses de forma tridimensional.

O Parque da Residência (Teatro Gasômetro) receberá expositores com atividades nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade. Em paralelo, o evento contará com programação cultural, Já estão confirmadas as presenças de Nosso Tom, Banda O Bloco, Reggaetown, Projeto Saxobeat e Fé no Batuque.

No Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, no dia 20 de dezembro haverá um tour guiado pelos laboratórios e startups residentes, como Inteceleri, MedBolso e Laboratório de Análises Supercrítica.

Portali9Brasil, com informações da Agência Pará

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *