#Oportunidades

Oracle abre 20 mil vagas para certificação em tecnologia e IA de forma gratuita

17 de dezembro de 2023

Uma chamada para treinar mais de 20 mil pessoas em tecnologia e inteligência artificial foi feita pela Oracle no Brasil.

Os interessados poderão participar e obter certificação nos programas educacionais Oracle Next Education (ONE) e Get Started with Oracle AI.

A empresa divulgou que essa oferta tem como objetivo ajudar a reduzir a lacuna de programadores e especialistas em tecnologia que existe atualmente no Brasil.

Programa ONE (Oracle Next Education)

O Programa Oracle Next Education é O ONE é um programa de educação e empregabilidade com objetivo social de capacitar pessoas em tecnologia e conectá-las com o mercado de trabalho por meio de empresas parceiras.

O curso é 100% online e totalmente gratuito. Está voltado para pessoas sem conhecimento em TI e que não tiveram acesso ao ensino superior. As aulas serão ofertadas na plataforma Alura – parceiro de educação oficial do programa.

As inscrições poderão ser feitas até 10 de janeiro neste link.

Nesta edição, diferentes módulos de trabalho são contemplados, começando pela fase de Seleção do Programa, na qual o aluno fará a rota de Lógica de Programação e Desenvolvimento Pessoal, com mais de 560 horas em 6 meses, é 100% online e dá aos alunos flexibilidade para assistir às aulas e concluir projetos de acordo com a sua disponibilidade.

Além disso, um novo módulo sobre inteligência artificial já está incluso, no qual aprenderão sobre a interseção entre ChatGPT e JavaScript para criar jogos, prompts assertivos focados em gerar respostas adequadas, e o uso do OpenAI Playground.

O ONE também oferece treinamentos de OCI – Oracle Cloud Infrastructure e MySQL na OCI.

Os participantes do ONE, após graduados, terão acesso ao programa EmpregaONE, uma plataforma de rede de empregos que os conectará diretamente com oportunidades de trabalho para atuar com empresas clientes e parceiras da Oracle que são aliadas do programa.

“A educação é o catalisador que acende o potencial humano em direção a um futuro tecnológico promissor. Com o Oracle Next Education estamos abrindo portas para que mais pessoas tenham acesso à educação de qualidade, forjando mentes brilhantes, capacitando os alunos com as ferramentas de hoje e de amanhã para serem competitivos em um mundo de trabalho onde habilidades em tecnologia e Inteligência Artificial são a base da inovação e do progresso.” diz Gabriel Vallejo, Vice-Presidente Sênior de Operações e Marketing para a América Latina e cofundador do programa ONE.

Programa Get Started with Oracle AI

Voltado para profissionais que já têm afinidade com a tecnologia e buscam aprimorar seus conhecimentos em IA, sejam eles desenvolvedores ou professores, o Programa Get Started with Oracle AI oferece treinamento sobre fundamentos de IA e uma oportunidade de certificação sobre a tecnologia que busca treinar aliados, profissionais de TI e o público em geral que tem afinidade com inovação.

Os interessados podem se inscrever no site do programa.

O curso consiste em seis módulos explicando os fundamentos da IA da Oracle, aprendizado de máquina, aprendizado profundo, IA generativa, modelos de linguagem grande (LLMs) e infraestrutura e serviços de IA. Depois de concluídos, aqueles que se inscreveram poderão fazer um teste para se tornarem certificados na Oracle Cloud Infrastructure Foundations Associate. Além disso, o Get Started with Oracle AI terá testes de 30 dias com créditos de US$ 300 para uso e teste de serviços de IA na infraestrutura de nuvem da OCI.

“De acordo com o WEF, o número de cargos relacionados à IA, como cientistas de dados, especialistas em big data e analistas de inteligência de negócios, deve aumentar de 30% a 35%. Com nossas certificações, esperamos fornece as ferramentas necessárias para que os profissionais aprendam sobre os fundamentos dessa tecnologia e continuem construindo uma carreira valiosa para a sociedade do futuro”, explica Leandro Vieira, VP de Empresas de Alta Tecnologia da América Latina.

Portal i9Brasil, com informações da Oracle.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *