#Notícias

Parceria entre estado da Bahia e Sebrae impulsiona economia

14 de julho de 2023

A ampliação da parceria entre o governo estadual da Bahia e o Sebrae em áreas estratégicas, como educação, desenvolvimento econômico, meio ambiente e agricultura familiar, foi a principal pauta da reunião realizada na quinta-feira (13), entre o governador Jerônimo Rodrigues, e o presidente da entidade, Décio Lima.

O encontrou aconteceu em Salvador, com a presença da direção estadual e de representantes do Sebrae. Na ocasião, o governador Jerônimo enfatizou a importância do projeto de capacitação para micro e pequenas empresas, considerando o potencial de crescimento do empreendedorismo na Bahia.

“Estamos avaliando programas e projetos apoiados pelo Sebrae para pensar em novos apoios. Temos planejado uma ação de formação voltada para o Microempreendedor Individual (MEI), o micro, pequeno e médio empreendedor, além de categorias profissionais que não possuem esses conceitos tão claros, como é o caso dos motoristas de aplicativo”, descreveu o governador Jerônimo Rodrigues, mencionando um dos planos de ação do Estado para fortalecer ainda mais o setor.

Para os próximos quatro anos, Jerônimo Rodrigues destacou ainda a elaboração de um projeto, em parceria com o Sebrae, para fortalecer a economia, o qual será integrado ao Plano Plurianual (PPA) Participativo.

Décio Lima enalteceu o protagonismo da Bahia no desenvolvimento econômico, por meio do empreendedorismo. “A Bahia tem apresentado números fantásticos para a economia brasileira, o que nos deixa otimistas. Isso significa uma maior pulverização econômica, o que também gera distribuição de riqueza e renda”, celebrou.

Setor produtivo

De acordo com informações divulgadas pelo próprio Sebrae, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a maio, a Bahia gerou 42.624 novos postos de trabalho. Desses, 28.850 foram criados por micro e pequenas empresas. Somente em maio, foram registradas 5.594 novas vagas de emprego, representando seis a cada 10 postos de trabalho no estado.

O superintendente do Sebrae/BA, Jorge Khoury, ressaltou a importância das micro e pequenas empresas para a economia baiana e destacou a relevância da parceria com o poder público para melhorar o ambiente de negócios e fortalecer o setor produtivo. “É fundamental lembrar que os pequenos negócios são responsáveis pela maior parte da geração de emprego e renda na Bahia e no Brasil. Precisamos trabalhar cada vez mais com soluções e ferramentas para qualificar essas empresas, ao mesmo tempo em que atuamos para criar condições mais favoráveis para o empreendedorismo”.

Ação conjunta

O secretário Ângelo Almeida, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, informou que os pequenos empreendedores são responsáveis pela geração de quase 70% dos empregos no estado. “Essa parceria entre o governo estadual e o Sebrae é fundamental para impulsionar a inovação e a qualidade na gestão das micro e pequenas empresas.”

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre) também está envolvida em diversos projetos, em parceria com o Sebrae. “Temos uma atuação conjunta com o Sebrae, especialmente na área do empreendedorismo. Ao somar as ações da Setre e do Sebrae, unimos esforços para aumentar a qualidade. Atualmente, estamos desenvolvendo um projeto em parceria para os 27 territórios de identidade, com o objetivo de qualificar mais de 3.200 empreendedores”, detalhou Davidson Magalhães, secretário da pasta, ao mencionar uma das ações de interiorização da Secretaria.

Portal I9 Brasil, com informações Agência Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *