#Notícias

Paul McCartney utiliza inteligência artificial para completar música dos Beatles

15 de junho de 2023

Na última terça-feira (13), Paul McCartney revelou que recorreu à tecnologia de inteligência artificial (IA) para auxiliar na criação do que ele considera a “última” música dos Beatles e que será lançada ainda este ano.

Durante uma entrevista ao programa Today, da Rádio 4 da BBC, McCartney explicou que a IA foi usada para extrair os vocais do falecido John Lennon de uma antiga fita demo, permitindo que o lendário ícone do rock pudesse completar a música.

No documentário “Get Back” de Peter Jackson, lançado em 2021, o editor de áudio Emile de la Rey treinou computadores para reconhecer as vozes dos membros dos Beatles e separá-las das outras gravações disponíveis, resultando em um áudio mais “limpo” para o filme. Agora, McCartney está utilizando a mesma tecnologia para finalizar uma música dos Beatles nunca antes ouvida.

“O [Jackson] conseguiu extrair a voz de John de um trecho um tanto precário de uma fita cassete. Tínhamos a voz de John e um piano [na fita], e ele conseguiu separá-los com a ajuda da IA”, disse McCartney à Martha Kearney, da Rádio 4. “Em seguida, pudemos mixar a música, como fazemos normalmente. Acabamos de finalizá-la e ela será lançada este ano.”

A faixa ainda não teve detalhes confirmados, mas os fãs especulam que seja provavelmente a música “Now and Then”, uma demo solo de Lennon gravada em 1978. Acredita-se que a canção tenha sido considerada como um possível single, durante uma reunião sobre a coletânea “Anthology” dos Beatles em 1995, juntamente com “Free as a Bird” e “Real Love”. No entanto, ela nunca foi lançada.

A demo de “Now and Then” estava em uma fita cassete rotulada como “Para Paul”, criada por Lennon pouco antes de sua morte, em 1980. O produtor Jeff Lynne, que trabalhou em “Anthology”, revelou que a banda passou uma tarde brincando com a faixa, mas ela nunca foi finalizada.

Com informações do Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *