#Notícias

Pelo Programa Ciência na Escola, estudantes de Itacoatiara produzem plástico biodegradável à base de mandioca

13 de abril de 2023

Produção de um tipo de plástico biodegradável, tendo a mandioca como matéria-prima, foi o resultado do projeto desenvolvido pelos estudantes da Escola Estadual Deputado João Valério de Oliveira, em Itacoatiara (há 176 quilômetros de Manaus), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Ciência na Escola (PCE). 

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Nelcilene Pontes, aplicou-se a metodologia ao ensinar química e, com isso, abordou questões ambientais e motivou os estudantes a buscarem ideias e iniciativas que possam contribuir para solucionar e atenuar problemas da sociedade.

“Uma oficina de produção do plástico biodegradável a partir do amido de mandioca foi realizada com a participação dos alunos. Nesta oficina, foi possível demonstrar a capacidade de produzir um biofilme que pode ser utilizado como alternativa ao plástico comum. Além disso, durante a atividade, foi possível comentar sobre importância do uso e descarte consciente de materiais plásticos, a fim de contribuir com a preservação ambiental”, destacou a professora, informando que a iniciativa alcançou quase 180 alunos do 1º ano do Ensino Médio da escola.

Iniciação científica

Entre as contribuições pedagógicas e repercussões sociais que o projeto possibilitou estão a inserção dos alunos do ensino médio na iniciação científica, o incentivo para o desenvolvimento de habilidades, e a conscientização da importância de usar e descartar o plástico comum de forma consciente.

Iniciado em junho e concluído em dezembro de 2022, o projeto batizado de “Produção de plástico biodegradável a partir da mandioca como estratégia para o ensino de química” foi apoiado pelo edital Nº 004/2022 do PCE.

Por: Tiago Auzier/Fapeam

Fotos: Acervo da professora Nelcilene Pontes e Érico Xavier/Fapeam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *