#Notícias

Em julho, primeiro pouso na lua completará 54 anos

20 de junho de 2023

O dia 20 de julho marca um acontecimento de extrema importância na história mundial pois, em 2023, essa data completa 54 anos do dia em que a espaçonave Apollo 11 da NASA realizou um pouso na Lua, marcando o momento em que o homem pisou pela primeira vez em nosso satélite natural. Os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins protagonizaram essa missão histórica.

Astronautas da missão Apolo 11 (Foto: NASA)

Os astronautas fizeram a viagem à Lua no foguete Saturno V, durante a missão Apolo 11. Foi às 17h17 (horário de Brasília) do dia 20 de julho de 1969 que o módulo Eagle pousou na superfície lunar. Seis horas após o pouso, Armstrong deu o primeiro passo em solo lunar, proferindo uma das frases mais icônicas e lembradas da exploração espacial: “Esse é um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade”.

A missão Apolo 11 teve início com o lançamento do foguete Saturno V, em 16 de julho de 1969. Foram necessários 4 dias para que Neil Armstrong, Michael Collins e Buzz Aldrin chegassem à órbita da Lua.

Brian Odom, historiador-chefe interino da agência espacial dos EUA, destaca a imensa repercussão desse evento tanto nos Estados Unidos como no resto do mundo. Segundo ele, “após o retorno dos astronautas, eles se tornaram celebridades instantâneas, pois o pouso foi reconhecido como uma das maiores conquistas da humanidade”.

Esse acontecimento representa um marco significativo do século 20, período em que Estados Unidos e União Soviética competiam na chamada Corrida Espacial. Odom ressalta que foi uma “derrota ampliada” para os soviéticos, considerando a intensa polarização global durante a Guerra Fria.

Por outro lado, essa primeira missão impulsionou o programa espacial norte-americano e teve um impacto significativo na comunidade científica em todo o mundo. Já em 1972, o presidente Richard Nixon anunciava os planos da NASA para desenvolver um sistema de transporte espacial capaz de realizar viagens repetidas da Terra para a órbita e vice-versa.

Cinquenta anos após esse marco histórico, a NASA continua se dedicando a enviar novas tripulações à Lua. Com o projeto Artemis, que inclui avançados trajes espaciais, a agência espacial planeja realizar uma nova missão lunar em algum momento de 2026. Segundo Odom, “vamos colaborar com parceiros comerciais e internacionais e estabelecer uma presença duradoura na Lua”. Essa missão também tem como objetivo levar a primeira mulher e a primeira pessoa não-branca até a Lua, representando um momento histórico e inclusivo.

Missão Apollo

“O programa Apollo foi criado para cumprir o objetivo de enviar expedições para a órbita lunar e foi modificado para viabilizar uma expedição tripulada à Lua. O nome desse programa faz uma referência ao deus grego Apolo, bastante associado com as colonizações realizadas pelos gregos antigos ao redor do Mar Mediterrâneo e também irmão gêmeo de Artemis, a deusa da Lua, de acordo com a mesma mitologia.

Dois outros programas muito importantes para o sucesso do Apollo foram o Mercury e o Gemini. O programa Gemini, sobretudo, foi imprescindível para o Apollo porque, durante o primeiro, foi realizada uma série de estudos e testes importantes que possibilitaram o sucesso do segundo. Por meio do Gemini, foram recrutados astronautas e realizadas expedições não tripuladas e tripuladas entre 1963 e 1966.

Com o programa Gemini, testou-se o funcionamento dos sistemas e equipamentos necessários em expedições espaciais. Além disso, foram testados os efeitos no corpo humano em decorrência da permanência no espaço durante longos períodos. Outros testes importantes foram os relacionados com aproximação e acoplagem das naves.

Os resultados conduzidos durante o programa Gemini conseguiram demonstrar que enviar uma expedição tripulada à Lua era possível. Ao todo, foram realizadas 12 expedições Gemini, e a última delas, a Gemini 12, aconteceu entre 11 e 15 de novembro de 1966. As missões realizadas pelo programa Apollo foram a fase final do projeto de enviar o homem à Lua.”

Veja mais sobre “Apollo 11”.

Saiba mais:

Televisão da NASA

Mitos e verdades sobre a chegada do homem à Lua – Brasil Escola (uol.com.br)

*Portal i9Brasil, com informações da NASA, Mundo Conectado e Brasil Escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *