#Oportunidades

Programa Ela Empoder@+Amazônia busca negócios liderados por mulheres na região

31 de agosto de 2023

Estão abertas as inscrições para o Ela Empoder@+ Amazônia, iniciativa que integra o Programa Empreende+ Amazônia, e é promovido pela a Softex, coordenadora do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

As inscrições poderão ser feitas até o dia 5 de setembro. O site do programa pode ser acessado aqui! A iniciativa objetiva fortalecer a presença feminina no empreendedorismo e também a diversidade no ambiente de negócios na região Amazônica.

O Ela Empoder@+ Amazônia tem como proposta capacitar e apoiar, por meio de mentorias, workshops e-networking, 20 negócios em estágio inicial liderados por mulheres na região da Amazônia Ocidental e Amapá voltados à solução de problemas em sete áreas: logística, sustentabilidade e conservação ambiental; acesso a mercados e cadeias de suprimentos; mudanças climáticas, desigualdade social, saúde, infraestrutura e educação.

Seleção e incentivo

Na segunda fase do projeto serão selecionadas até 10 startups para receber até R$ 30 mil cada com o objetivo de desenvolver um MVP (produto mínimo viável).

“Além de auxiliar a promover a independência financeira das mulheres através da oferta de recurso financeiro para desenvolvimento tecnológico, estão também entre as metas do programa colaborar para o aumento da participação feminina no mercado de trabalho no setor de TI e favorecer o seu empoderamento em comunidades empreendedoras da região Amazônica”, explica Rayanny Nunes, gerente da área de inovação da Softex.

Programa Ela Empoder@

Criado pela Softex para fomentar o protagonismo e o desenvolvimento empreendedor digital feminino, o Programa Ela Empoder@ teve sua primeira edição realizada em 2021 no Rio de Janeiro. Na época, 30 startups com mulheres em sua liderança participaram.

Ao longo de seus cinco meses de realização, o Ela Empoder@ impactou394 pessoas, realizou 43 horas de acompanhamento e 42 horas de mentoria. Cerca de 40% das startups cariocas participantes conquistaram seus primeiros clientes após seis meses e diversas foram selecionadas para outros programas de aceleração como Startup Ole Brasil, BNDES Garagem e CataliseICT Sebrae.

Sobre a Softex

Com sede em Brasília, a Softex atua há mais de 20 anos na concepção e na gestão de programas de impacto internacional e coordena o Sistema Softex, composto por 21 agentes regionais distribuídos por 13 estados brasileiros e no Distrito Federal.

A entidade possui 22 ICTs credenciadas e 19 aceleradoras parceiras e beneficia cerca de 4 mil startups e mais de 6 mil empresas. A Softex trabalha em articulação com a iniciativa privada e com os governos nas esferas federal, estadual e municipal, centros acadêmicos e instituições de fomento.

Em seu portfólio de execução estão, entre outros, os programas StartUp Brasil, Inova Maranhão, TechD, Brasil Mais TI, Conexão Startup Brasil, Brasil IT+ e MPS.BR. 

Sobre a Suframa

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) administra a Zona Franca de Manaus (ZFM) com a responsabilidade de construir um modelo de desenvolvimento regional que utilize de forma sustentável os recursos naturais, assegurando viabilidade econômica e melhoria da qualidade de vida das populações locais.

Três polos compõem a ZFM – comercial, industrial e agropecuário. Esses polos promovem a interiorização do desenvolvimento por todos os Estados da área de abrangência do modelo, identificando oportunidades de negócios e atraindo investimentos para a região tanto para o Polo Industrial de Manaus quanto para os demais setores econômicos da sua área de atuação.

Portal i9Brasil, com informações da Softex

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *