#Oportunidades

Projeto busca formar e profissionalizar mulheres na área de tecnologia

16 de outubro de 2023

O projeto {reprograma} oferece ensino de programação e cursos de tecnologia para mulheres, com o objetivo de reduzir as diferenças de gênero no setor. O relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) apontou que apenas 39% dos trabalhadores da área de tecnologia são mulheres.

A {reprograma} iniciou em 2016 e até o final do primeiro trimestre de 2023 contou com mais de 23 mil inscrições nos cursos. Atualmente, a {reprograma} conta com inscrições abertas para o programa Conectadas, que busca capacitar adolescentes de 14 a 18 anos para aprenderem habilidades tecnológicas. As demais inscrições abrem todo início de semestre.

A ação também têm grandes preocupações sociais, visto que priorizam, durante os processos seletivos, mulheres negras, trans, travestis e de outros grupos minorizados. Outra preocupação é dar assistência às mulheres em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda.

Além dos cursos gratuitos, existem bolsas de estudos que auxiliam as estudantes a se manterem financeiramente durante o decorrer dos cursos como uma forma de incentivo à educação.

Com informações da Exame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *