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Projeto ‘Zona Franca de Portas Abertas’ passa a ser programa institucional da Suframa

1 de fevereiro de 2024

Com o objetivo de tornar permanente a proposta de apresentar à sociedade as instalações fabris do Polo Industrial de Manaus (PIM), além dos resultados positivos do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, assinou na última terça-feira (30/1), a Portaria Suframa nº 1239, que institui o Programa Zona Franca de Portas Abertas (ZFPA).

Após dois anos de ajustes e realização de 17 visitas testes, que atenderam a aproximadamente 400 visitantes, o projeto foi implementado com sucesso em 2021, e agora transformado em programa institucional da Autarquia.

No início, a finalidade era organizar um sistema ordenado para visitação guiada a fábricas e instituições de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do PIM, sob a coordenação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (ZFM). 

Para o superintendente Bosco Saraiva, está é uma iniciativa importante no sentido de fortalecer o turismo industrial, técnico e científico na cidade de Manaus, ao tornar o Zona Franca de Portas Abertas uma atividade contínua da Suframa. 

“Com a publicação da Portaria, avançamos no sentido de institucionalizar o programa e de sistematizar todas as etapas do processo de solicitação de visitas e de credenciamento de novas empresas”, destacou o superintendente.

Entre os principais objetivos do Programa ZFPA destacam-se: divulgar os processos produtivos do PIM por meio de visitas monitoradas às plantas fabris e instituições de PD&I que integram o ambiente do polo; oferecer opção alternativa de lazer e turismo acadêmico, técnico e científico na cidade de Manaus; motivar jovens estudantes para a formação profissional na área da indústria; e, ampliar a informação da sociedade em geral sobre o modelo Zona Franca e os resultados positivos que gera para a região e para o Brasil.

No processo de implementação do projeto, participaram 13 empresas: BMW Motorrad, Honda e Yamaha (motocicletas), Caloi (bicicletas), Coca-Cola (refrigerantes), Midea (ar condicionados), Ocrim (produtos alimentícios), Positivo (produtos de informática), Samsung (aparelhos celulares), Sidia (Instituto de PD&I), Super Terminais e Supporte (logística), CBA (Biotecnologia).

Calendário

A continuidade ou participação de novas empresas e instituições de PD&I no Programa ZFPA está vinculada à previsão de um calendário de visitas guiadas para o ano de 2024, para atender a solicitações feitas por instituições de ensino e pesquisa, entidades de classe, associações empresariais ou turistas que tenham interesse em conhecer o modo produtivo no ambiente do PIM, para grupos entre dez e 15 pessoas. 

Convite

Nos próximos dias a Suframa fará um convite às empresas, visando ampliar a participação. Em seguida, será realizada uma reunião técnica para esclarecimentos sobre o funcionamento do Programa ZFPA.

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