#Notícias

Quase 80% dos brasileiros acreditam que Inteligência Artificial pode roubar seus empregos e para 51%, leis podem limitar essa mudança

11 de abril de 2023

Pesquisa recente divulgada pela Hibou, empresa de pesquisa e insights de mercado, detectou que de 1.756 brasileiros entrevistados, 87% já ouviram falar de Inteligência Artificial (IA). Além disso, cerca de 54% acreditam que a IA já está mudando algo em suas vidas e 78% acham que IA pode roubar emprego das pessoas, mas 16% acreditam que Inteligência Artificial nunca será capaz de substituir o ser humano.

Mas como proteger os empregos? Para 51% dos entrevistados, leis podem limitar o uso de IA; já 45% acham que a forma seria exigir operadores humanos para uso da Inteligência Artificial.

Inteligência Artificial é um recurso que existe desde os anos 50, mas parece que este ano as pessoas – que não necessariamente trabalham com tecnologia – passaram a analisar seus diversos funcionamentos.

O recurso de IA pelo ChatGPT vem bombando nos últimos tempos por ter diversas funcionalidades. Ele escreve livros, além de fazer resumos, escrever e-mails e anúncios personalizados. O usuário pode pedir respostas personalizadas em formato de cowboy, pirata ou criança, por exemplo, além de responder reviews com base no discurso de marcas. Tem tradução contextualizada em texto ou voz – traduz expressões. Entre outras funções.

Em relação ao uso do ChatGPT, a pesquisa mostrou que 6% dos entrevistados já experimentaram; 54% usaram apenas por curiosidade; 48% usaram para tirar dúvidas; 33% para fazer buscas; 21% para traduzir texto; 19% para melhorar ou corrigir um texto que escreveu; 19% para testar se ele mantinha uma conversa; 13% para escrever textos maiores; 8% para corrigir códigos de computador, e 5% para escrever uma carta/e-mail. E cerca de 51% destes pretendem usar eventualmente se aparecer uma necessidade.

Com informações do Startupi.com.br

2 Comentários

  1. Caroline
    26th jun 2023 Reply

    Talvez as áreas de arte e criatividade estejam mais propensas a uma possível substituição. Isso já está acontecendo devagar em grandes produções de jogos e cinema no mundo. Triste

    • Amanda Mota
      07th jul 2023 Reply

      Agradecemos por seu comentário, Caroline!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *