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Robótica Sem Fronteiras garante inclusão e cidadania digital a comunidades quilombolas do Maranhão

27 de abril de 2023

O projeto Robótica Sem Fronteiras tem levado inclusão e cidadania digital para crianças e jovens da comunidade quilombola Santa Joana, município de Itapecuru-Mirim (MA). O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fapema).

Neste mês de abril, foi realizada uma aula inaugural para o primeiro contato da comunidade com a robótica. Posteriormente serão promovidas oficinas, voltadas para estudantes do 9° ano do ensino fundamental.

Para o criador do projeto, o professor Plácido Segundo, a intenção é levar a robótica a lugares onde este aprendizado ainda não chegou e disseminar a cultura maker em todo o estado. Ele destacou que a robótica tem sido muito utilizada para melhorar o ensino de ciência, tecnologia e matemática, mostrando ser uma ferramenta útil para promover mais inclusão social e estimular o protagonismo do jovem.

“O Robótica Sem Fronteiras trabalha habilidades e competências importantes para o desenvolvimento cognitivo e com objetivo de buscar soluções utilizando a robótica. Trabalha, ainda, a lógica de programação, impressão 3D e outras habilidades”, declarou Plácido Segundo.

Projeto Robótica Sem Fronteiras – Foto: Divulgação/Fapema

O estudante José Wilson Mateus participou da primeira aula e já espera ampliar o aprendizado. “Gostei muito. É um aprendizado que vai significar muito para minha vida”, disse.

A professora da comunidade quilombola e mãe de aluno, Maria de Fátima, acredita que o projeto vai contribuir para ampliar a educação dos estudantes. “Acredito que com o projeto seja possível avançar na aplicação da tecnologia, estimular o pensamento dos alunos e projetar inúmeras aplicações didáticas”, comentou.

O Robótica Sem Fronteiras já esteve em seis comunidades dos municípios de Santa Rita e Alcântara. Foram realizadas oficinas de robótica, aulas práticas de modelagem/impressão 3D e atividades recreativas com alunos do ensino fundamental.

O projeto está em andamento e até o momento foi elaborado o plano de ensino e de material didático, além do treinamento com os alunos e atividades de extensão.

Com informações do Governo do Maranhão

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